Música ajuda estudantes a aprender melhor

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

A prática do ensino-aprendizagem é discutida no âmbito educacional há muito tempo. Pesquisas vêm sendo feitas com o propósito de entender de que forma o cérebro melhor executa a função de aprendizagem e fixação do conhecimento. Pesquisadores alemães identificaram que estudantes que fazem trabalhos com música têm um desempenho melhor. Desta forma, pessoas que têm contato com música apresentam um desempenho 25% em relação a quem não faz isso.

Assim, os polos da Uninter em Santa Rosa e Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, realizaram uma oficina com o tema “A música como instrumento didático de aprendizagem”, ministrada pelo professor e coordenador do curso de Filosofia da Uninter, Luís Fernando Lopes. A oficina fez parte da programação do 5º Simpósio de Saberes e 2º Workshop de Educação, reunindo alunos dos cursos de licenciaturas e bacharelados da Escola Superior de Educação e professores convidados.

Durante a oficina, realizada nos dias 16 e 17 de julho, o professor propôs diversos exercícios práticos de respiração e técnica vocal, além de pequenas canções que os educadores poderão aplicar na educação básica. Ele também apresentou como exemplo a utilização da música no ensino médio a partir da análise da letra de uma canção, busca de informações sobre o compositor, o contexto em que a canção foi produzida e as diversas análises possíveis, bem como sua relação com os conteúdos estudados nas diversas disciplinas.

“É necessário esclarecer que utilizar a música como instrumento didático de aprendizagem é diferente de ensinar música na sala de aula. Contudo, mesmo para o que se propõe no primeiro caso é necessário preparação e conhecimento sobre música”, explica Luís.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *