Uninter lança primeira graduação em Psicanálise do Brasil

Quem acredita que estudos sobre Psicanálise interessam apenas a psicólogos ou médicos está enganado. Atualmente, essa área da saúde é interessante para complementar a formação de advogados, cineastas, jornalistas, teólogos, pedagogos e outras profissões ligadas à segurança, proteção e assistência social, buscando compreender e contribuir para a resolução de problemas contemporâneos.

Tradicionalmente, o estudo da Psicanálise era ofertado no Brasil apenas como curso livre ou especialização em pós-graduação. Por iniciativa da Uninter, o curso superior em Psicanálise foi aprovado pelo Ministério da Educação e será ofertado como um curso inovador em grau de Bacharelado. Terá duração de quatro anos e uma grade curricular de 3.200 horas na modalidade de Educação a Distância (EAD).

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicanálise da Uninter, Giseli Cipriano Rodacoski, explica que a graduação foi elaborada para formar um profissional com sustentação teórica e metodológica, capaz de planejar sua atuação em diferentes contextos.   “O curso propõe durante os seus quatro anos de estudo, a interação dos alunos com os saberes e fazeres que a Psicanálise acumulou ao longo de mais de um século de existência, contribuindo assim para uma melhor qualidade na prestação de serviços dos futuros psicanalistas à comunidade”, completa.

 O que é a Psicanálise

A Psicanálise estuda o ser humano a partir da análise do inconsciente, que é a parte do nosso aparelho psíquico que não nos é totalmente acessível pela razão. O inconsciente existe e se expressa de maneira que não entendemos. Por exemplo: o que nos dizem os sonhos? Por que temos determinados medos, angústias e compulsões? E o mais importante, como se posicionar em meio a essas forças subjetivas tão reais e que, por vezes, limitam o desenvolvimento pessoal e profissional?

As respostas para essas e outras questões são investigadas pelo psicanalista, que tem como método clínico ouvir e analisar o ser humano na busca pelo autoconhecimento. Além disso, mais que uma relação clínica individual, a Psicanálise também pode ser realizada em grupo, ou para analisar a sociedade em geral, suas culturas e coletivos. As principais áreas de atuação do psicanalista são: clínica, pesquisa, ensino e assessoria institucional.

A Psicanálise surgiu a partir dos estudos freudianos que deram origem a um novo método de investigação e tratamento psicoterapêutico reconhecido mundialmente a partir de 1900, e hoje possui três grandes escolas pós-freudianas: Inglesa (ou objetal), Francesa (ou subjetal) e Americana (ou do ego).

No Brasil os psicanalistas são enquadrados na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho, Portaria número 397/MTE de 09/10/2002, sob número 2515.50 que reconhece e autoriza o exercício legal da atividade profissional do Psicanalista em todo o território nacional.

Metodologia

Para atender uma nova realidade na formação de profissionais da saúde, a Uninter desenvolveu um método de ensino, onde o estudante terá aulas síncronas e assíncronas. Ou seja, parte do conteúdo ficará disponível para que o aluno assista no horário que lhe for mais conveniente, e parte das aulas acontecerão ao vivo com interação online entre o professor tutor e alunos.

Desde o primeiro ano do curso, os estudantes serão orientados ao planejamento de atividades de extensão com a comunidade, por meio de instrumentos de gestão de projetos para promoção, prevenção e tratamento da saúde mental individual, coletiva e assessoria institucional.

Visto que o psicanalista tem sua formação pautada em três vertentes: estudo, análise pessoal e supervisão – o próprio aparelho psíquico do profissional será o seu principal instrumento de trabalho. Portanto, ele também precisa ser analisado para que se sinta autorizado a analisar o outro. Assim, o curso inclui em sua grade curricular aulas interativas de supervisão clínica, que dará aos analistas em formação um espaço para colocar seu saber “a prova”.

Assim, o último ano do curso envolverá alunos com a experiência de ser analisado e o incentivará a seguir seu percurso de formação contínua, induzindo a organização de grupos de estudos e outras vinculações para fortalecimento da categoria.

As inscrições para o curso estão abertas e podem ser feitas através do link: www.uninter.com/graduacao-ead/bacharelado-em-psicanalise

Mais informações: 0800 702 0500

 

Incorporar HTML não disponível.


79 thoughts on “Uninter lança primeira graduação em Psicanálise do Brasil

    1. existe fora do brasil ead, mas vc tera que fazer provas pagas e caras para regularizar no brasil, e ter um ingles fluente pra fazer, pesquisa no google, porem psicologia o ideal e ao vivo, pois tem aula de anatomia, com peça de cerebro humano , laboratorio com ratos, convivencia em cllinicas , estagio supervisionado, entao e meio complicado psicologia ao vivo pois nao e so teoria e vivencia, facilitaria a vida de muitos mais talvez caia muito tambem a qualidade do profissional,

      1. Excelente sábado a todos, sou estudante de psicanálise por outra instituição. Vi o anuncio de vcs sobre o bacharelado, mas não encontrei a regulamentação do MEC e até mesmo na página da sua instituição diz que a psicanálise no Brasil é um curso livre e não a regulamentação da profissão e sim CBO, pq é considerada uma ocupação. Minha pergunta é: Vcs acham que até a finalização do curso sai a aprovação do MEC?

  1. Qual a portaria que regulamentou/autorizou o curso de Bacharel em Psicanálise?
    Não demora muito e as Associações Psicanalíticas que promovem cursos livres, vão entrar na justiça pedindo o cancelamento do curso com alegação que o ensino da psicanálise deve ser livre e laico, blá blá blá.

  2. Não creio que esse curso tenha aprovação do Mec, até pq a formação em psicanálise é continua, baseada em análise pessoal, muito estudo e supervisão dos casos.

  3. Tenho a formação em Psicanálise Clínica livre e tinha esperanças de um dia poder cursar a Psicanálise em Graduação e para minha felicidade posso cursar.
    Obrigada Uninter

  4. Sou psicanalista, atuo em consultório e trato pacientes com problemas de ansiedade, depressão, pressão/baixa, diabetes e demais doenças psicossomáticas.
    Acho interessante um curso de graduação, é claro que o novo sempre nos leva para um abismo, para a dúvida e para a pergunta: e agora, como será?
    Acredito que será bom. Assim muitas coisas boas sairão da obscuridade.
    Só espero e desejo que nenhuma lei sobre regulamentação deixe de fora os que já são formados e atuam na área.

    1. Bom dia. Salomão, apesar de não ser da área mas tenho interesse, concordo plenamente com você, muito boa sua colocação. Abraço e obrigado.

      1. Tem um projeto de lei tramitando no Senado com o objetivo de reconhecer a profissão exigindo a formação necessária para ser psicanalista. As pessoas que já estiverem trabalhando há mais de três anos na ocupação de psicanalista, conforme esse projeto de lei, não serão prejudicadas.

  5. Como é/será realizado o estágio na área de atuação e quem providência os profissionais da área pra avaliação? E qual a carga horária dos estudos nestes 4 anos?

  6. Me interesso pelo curso, já formaram turmas.
    Qual a lei que regulamenta a graduação?
    Qual a lei que regulamenta o EAD?
    Está regulamentado pelo MEC?
    Em quanto tempo posso formar?
    Qual a grade de matérias?

  7. Eu fiz inscrição na UNINTER e indico. Eu sei que é o primeiro curso a ser autorizado, na graduação, e vai vir muitas objeções de todos os lados, até para nós, estudantes.
    Eu indico o curso, estou amando, é um desafio pois ja estou com 46 anos e tenho duas filhas crianças.
    Sou grata e estaremos juntos nesta caminhada de 4 anos.

    1. Monica, vc disse que está amando o curso, mas vi que as aulas só vao comecar em abril …vc chegou a verificar informacoes junto ao mec ? eu procurei hj e nao consta nada autorizado para este curso ….fiquei com bastante duvidas …

  8. Tenho interesse, gostaria de mais informações.
    Lei que regulamenta a graduação?
    Lei que regulamenta o EAD?
    Está regulamentado pelo MEC?
    Em quanto tempo posso formar?
    Grade das matérias?

  9. Boa noite! Por favor registrem uma resposta a todos os questionamentos, dúvidas e incertezas em relação a graduação em Psicanálise! Garanto que mais pessoas se sentirão confiantes e seguras em relação aos cursos oferecidos, qq que seja a resposta é sinônimo de atenção!

  10. Olá, poderia me informar que ao término da primeira turma de psicanálise oferecido pela a UNINTER teria a possibilidade do reconhecimento do MEC ? Tô muito interessado e pretendo cursar.
    Outra coisa, a UNINTER é a pioneira ou já tem outras faculdades o oferecendo essa graduação ? É claro que pretendo fazer na UNINTER pois já conheço.

  11. O estudo da psicanálise ser livre não quer dizer que proíbe o MEC de lançar um bacharelado. Muitos cursos superiores não tem regulamentação. O MEC é mais uma opção para quem quer ser entendido no assunto. Isso só irá elevar o nível dos psicanalista no Brasil.

  12. Esse curso de bacharelado em Psicanálise a distância EAD como fará a clínica, pois através dela que poderemos formar a clientela e assim começarmos além da experiência começaremos a receber us proventos normalmente nos cursos esse clientela começa a ser formada no sistema de Clinica Social .

  13. Esse curso de bacharelado em Psicanálise a distância EAD como fará a clínica, pois através dela que poderemos formar a clientela e assim começarmos além da experiência começaremos a receber us proventos normalmente nos cursos esse clientela começa a ser formada no sistema de Clinica Social.

  14. Parabéns a Uninter não só pela iniciativa, mas também pela qualidade dos cursos que oferece. E como diz Roudinesco “a psicanálise para sobreviver precisa evoluir”. Boa sorte a todos os alunos.

  15. Se demorar a EAD em psicologia e nós fizermos algumas matérias em psicanálise e quiser “compensar” matérias tem como? Aí faz a migração para psicologia EAD. (Não sei se eu soube fazer minha pergunta kk)

  16. Dra Gisele boa noite.
    Conforme respondido acima, o curso de psicanálise não terá estágio clínico, diante disso gostaria de saber como o estudante terá segurança sem o contato com a prática para começar seus atendimentos em clínicas? Pergunto porque tenho interesse em fazer a matrícula, quanto a ideonidade da IES e os conteúdos teóricos não tenho dúvidas porque conheço a Uninter, minha dúvida está somente na prática. Fico no aguardo de informações podendo ser no meu e-mail o mais breve possível.
    Grata

  17. A mente é um universo pouco explorado. É uma viagem que não tem volta. Cada dia, é uma descoberta. A cada estudo, um novo conhecimento que brotar mais uma dúvida. Estamos indo no caminho certo.

  18. A análise psicológica é um universo pouco explorado. É uma viagem que não tem volta. Cada dia, é uma descoberta. A cada investigação, um novo conhecimento que brotar mais uma dúvida. Estamos indo no caminho certo.

  19. Aos que estão pensando entre fazer a graduação ou um curso livre, façam a graduação, mesmo demorando mais por ser 4 anos. Pensem no futuro, gente. Logo mais vão regular a profissão e criar um Conselho, aí a galera do curso livre vai rodar. Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *