O sonho do mestrado a um clique de distância

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Instituições de ensino superior (IES) que têm cursos de mestrado costumam oferecer disciplinas isoladas para pessoas que já tenham completado uma graduação. Para os estudantes, é uma oportunidade de conhecer o programa de mestrado e testar seu real interesse em seguir por esse caminho. Fazer uma disciplina isolada é uma alternativa bastante vantajosa para o estudante, que ganha tempo e experiência.

“Se o aluno passar em um processo seletivo em um mestrado na mesma área da disciplina cursada (ou que tenha alguma aderência), é possível que outra instituição a aceite como uma disciplina já cursada, diminuindo o número de disciplinas que precisará fazer”, explica Siderly do Carmo Dahle de Almeida, coordenadora do Mestrado e do Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

Na Uninter, é possível fazer até duas disciplinas isoladas e tê-las validadas no mestrado. Mas é importante notar que somente são disponibilizadas nesta modalidade as disciplinas eletivas, aquelas de livre escolha do aluno, e não obrigatórias.

Dentre as disciplinas eletivas ofertadas no Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter estão:

A coordenadora do mestrado comenta que, no geral, aqueles estudantes que se propõem a cursar as disciplinas isoladas têm real interesse em fazer a pós-graduação e geralmente acabam participando do processo seletivo, que abre uma vez ao ano, em outubro. As aulas do mestrado são presenciais, sediadas no campus Divina Providência, em Curitiba (PR).

Uma das novidades da Uninter em relação ao mestrado é que uma das disciplinas eletivas, Fundamentos da Educação a Distância, estará disponível na modalidade a distância ainda em 2020, segundo planeja a coordenação. “Bom lembrar que o mestrado, apesar de presencial, tem suas disciplinas ocorrendo quinzenalmente, portanto, as pessoas não precisam residir em Curitiba. Já tivemos alunos até do Maranhão que vinham e voltavam”, comenta Siderly.

Com a disciplina disponível em EAD, que contará com aulas ao vivo, os alunos que não são de Curitiba podem conhecer melhor o mestrado ofertado pela Uninter. Há também planos para disponibilizar, num futuro próximo, a mesma oportunidade para os interessados no Doutorado.

Embed HTML not available.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


14 thoughts on “O sonho do mestrado a um clique de distância

  1. Achei excelente a idéia. Tenho interesse em cursar as disciplinas isoladas. Sou colaboradora Uninter e gostaria de saber como faço minha inscrição.

  2. Meu sonho também fazer um Mestrado em Educação.
    Bora aprender como preparar um projeto de pesquisa em educação! Ótimo material e também o incentivo à pesquisa. Parabéns pelo artigo.

  3. Boa Noite;
    Tenho interesse e gostaria de informações quanto ao mestrado em Educação, mas na linha EAD, pois resido em São Paulo/ SBCampo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *