O sonho do mestrado a um clique de distância

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Instituições de ensino superior (IES) que têm cursos de mestrado costumam oferecer disciplinas isoladas para pessoas que já tenham completado uma graduação. Para os estudantes, é uma oportunidade de conhecer o programa de mestrado e testar seu real interesse em seguir por esse caminho. Fazer uma disciplina isolada é uma alternativa bastante vantajosa para o estudante, que ganha tempo e experiência.

“Se o aluno passar em um processo seletivo em um mestrado na mesma área da disciplina cursada (ou que tenha alguma aderência), é possível que outra instituição a aceite como uma disciplina já cursada, diminuindo o número de disciplinas que precisará fazer”, explica Siderly do Carmo Dahle de Almeida, coordenadora do Mestrado e do Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

Na Uninter, é possível fazer até duas disciplinas isoladas e tê-las validadas no mestrado. Mas é importante notar que somente são disponibilizadas nesta modalidade as disciplinas eletivas, aquelas de livre escolha do aluno, e não obrigatórias.

Dentre as disciplinas eletivas ofertadas no Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter estão:

A coordenadora do mestrado comenta que, no geral, aqueles estudantes que se propõem a cursar as disciplinas isoladas têm real interesse em fazer a pós-graduação e geralmente acabam participando do processo seletivo, que abre uma vez ao ano, em outubro. As aulas do mestrado são presenciais, sediadas no campus Divina Providência, em Curitiba (PR).

Uma das novidades da Uninter em relação ao mestrado é que uma das disciplinas eletivas, Fundamentos da Educação a Distância, estará disponível na modalidade a distância ainda em 2020, segundo planeja a coordenação. “Bom lembrar que o mestrado, apesar de presencial, tem suas disciplinas ocorrendo quinzenalmente, portanto, as pessoas não precisam residir em Curitiba. Já tivemos alunos até do Maranhão que vinham e voltavam”, comenta Siderly.

Com a disciplina disponível em EAD, que contará com aulas ao vivo, os alunos que não são de Curitiba podem conhecer melhor o mestrado ofertado pela Uninter. Há também planos para disponibilizar, num futuro próximo, a mesma oportunidade para os interessados no Doutorado.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


79 thoughts on “O sonho do mestrado a um clique de distância

  1. Achei excelente a idéia. Tenho interesse em cursar as disciplinas isoladas. Sou colaboradora Uninter e gostaria de saber como faço minha inscrição.

  2. Meu sonho também fazer um Mestrado em Educação.
    Bora aprender como preparar um projeto de pesquisa em educação! Ótimo material e também o incentivo à pesquisa. Parabéns pelo artigo.

  3. Boa Noite;
    Tenho interesse e gostaria de informações quanto ao mestrado em Educação, mas na linha EAD, pois resido em São Paulo/ SBCampo.

  4. Olá ,
    Bom dia!
    Quero todas as informações sobre Mestrado em tecnologia da educação ofertado pela Uninter. Sou formada em pedagogia e pós graduada em alfabetização e Letramento e pretendo realizar meu mestrado tendo tecnologia como pesquisa de estudo. Espero todas as informações.
    Até breve,
    Carla Correia Rocha.

  5. Olá, sou formada em Pedagogia com pós em Neuropsicopedagogia, qual a pós realizei com vocês. E tenho o interesse em fazer mestrado seguindo a linha da minha graduação e pós. Como funciona?
    E quero valores.

  6. Sou graduada em enfermagem gostaria de fazer mestrado em saúde da família. Caso a resposta seja positiva, vocês poderiam me informar quais os requisitos para participar

  7. Boa noite! Gostaria de obter informações sobre o curso de mestrado voltado ao direito? Quais os valores? Qual a duração? Enfim , tudo relacionado ao mestrado.
    Obrigada
    Adriana

  8. O seu comentário está aguardando moderação.

    Boa dia,
    Tenho interesse no Doutorado em Educação ofertado pela Uninter, vi no site que as aulas são presenciais e quinzenais. No ano de 2020 com a situação de pandemia de que foram ofertadas/formato as aulas. E como serão ofertadas no primeiro semestre de 2021.1

    José Aparecido

    1. Olá! Segue resposta de coordenadora do mestrado em educação da Uninter:

      “No ano passado, as aulas foram realizadas de modo telepresencial, ou seja, professores e alunos tiveram aulas síncronas em que os alunos participavam ativamente dos encontros. No primeiro semestre de 2021 manteremos os encontros neste formato e, mesmo que as aulas retornem presencialmente, os selecionados tanto poderão assistir os encontros em nossas salas de aula quanto virtualmente, em suas casas”.

  9. Tenho interesse em curso de Mestrado na área da educação, porém moro na Bahia, por isso, se fosse ead ou semi-presencial seria muito bom.

  10. Deveria ser ofertado um mestrado totalmente em EAD, pois quem mora a longa distância e tem interesse não consegue cursar. Ou ofertado em algumas regiões que possuam polos da Uninter para que as aulas fossem ministradas por Webconferência.

  11. Gostaria de saber se em 2021 a Universidade ofertará Mestrado EAD, pois estamos caminhando para mais um ano sem aulas presenciais e já é o segundo ano consecutivo que espero a oportunidade de ingressar no Mestrado mas devido a Pandemia, os sonhos estão sendo adiados.

  12. Sou da primeira turma de Serviços Jurídicos e Notariais , pós graduado em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior . Gostaria de melhores informações a respeito do mestrado em Educação e EAD…. Obrigado!

  13. As aulas do doutorado em 2022 além de serem assincronas poderão ser sincronias para quem mora em outro estado?
    As aulas quinzenais acontecem em quais dias da semana? São nas sextas e sábados?
    Quanto ao financiamento pode ser pelo banco Santander?

  14. Boa Tarde, Gostaria de saber mais informações sobre o Mestrado, tem aula presencial quais são os dias.
    O valor do mestrado?
    Quero para Área da Educação Especial.
    Ou A História da Alfabetização e Letramento foi esse tema do meu TCC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *