Gabinete acadêmico de crise garante continuidade das aulas e segurança a todos na Uninter

A pandemia de coronavírus tem assustado o mundo e impôs às pessoas um forçoso isolamento social, sendo também um enorme desafio a governos e organizações empresariais para manterem suas atividades dentro de uma normalidade possível. Algumas dessas organizações se destacaram pela presteza com que identificaram a gravidade do problema e se adiantaram na busca de soluções.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) relutou, mas em 11 de março declarou situação de pandemia do coronavírus, quando a doença já estava presente em 114 países, com 118 mil casos e 4.291 mortes. No dia seguinte, ao anúncio da OMS, o reitor da Uninter, Benhur Gaio, organizou um gabinete acadêmico de crise para realizar uma análise do cenário e, a partir daí, tomar decisões emergenciais.

Benhur destaca cinco medidas adotadas pelo gabinete de crise como forma de preservação da saúde dos colaboradores da instituição e dos mais de 240 mil estudantes em todo o país:

  • 1 – mapear os colaboradores que estavam em grupo de risco e colocá-los em teletrabalho no dia seguinte, 13;
  • 2 – qualificar os professores dos cursos presenciais para utilizarem ferramentas de webconferência do Univirtus, de forma a ministrarem as aulas no formato online já a partir do dia 16;
  • 3 – promover a organização dos demais colaboradores para o teletrabalho, atingindo 100% das equipes no dia 20 de março;
  • 4 – suspender todas as atividades presenciais dos alunos nos polos de apoio presencial de educação a distância a partir do dia 16 de março;
  • 5 – concluir os testes da nova ferramenta para realização das provas online. Etapa concluída no dia 19.

A partir dessas decisões, todas equipes do meio acadêmico da instituição foram informadas para que se preparassem para esse novo processo. “Pedimos que os polos fossem informados com prioridade”, diz o reitor. “Mas, muitos alunos ficaram sabendo antecipadamente e estamos recebendo muitas mensagens de gratidão e apoio”, salienta Benhur.

A Uninter também está se esforçando para minimizar eventuais prejuízos aos alunos. “Juntamente com esta decisão, e considerando os milhares de alunos que concluirão o seu curso e têm o direito de receber seus diplomas e certificados, a opção foi pela manutenção do calendário de provas já existente e de conhecimento de todos”, esclarece o reitor.

“Sabemos que teremos alunos com dificuldades na realização da prova online, em função de não ter computador em casa. Cuidaremos de todos, ninguém ficará desassistido”, conclui. Assim como todos os professores da instituição, o reitor também está trabalhando normalmente a partir da casa dele.

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Gabinete acadêmico de crise garante continuidade das aulas e segurança a todos na Uninter

  1. Parabéns pela inciativa de nos colocarmos no Teletrabalho, produzimos e trabalhamos igualmente, mas com segurança e paz, sem o medo e a exposição ao risco. Obrigada por este privilégio . Deus os abençoe!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *