Uninter finaliza ciclo de capacitações com foco em Medicina Veterinária
Autor: Yasmin Guedes da Silva - estagiária de Jornalismo
A Escola Superior de Saúde Única (ESSU) da Uninter realizou, nos dias 30 e 31 de janeiro, mais uma capacitação para profissionais que atuarão nos Laboratórios de Apoio Didático (LAPAD). Essa fase foi dedicada ao curso de Medicina Veterinária, reunindo 41 colaboradores de todo o Brasil no campus Divina Providência, em Curitiba, no Paraná.
O evento marcou a conclusão de um ciclo de capacitações estruturado em quatro fases ao longo do ano passado, que incluiu os cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia. O intuito era uniformizar procedimentos e metodologias entre os técnicos e professores que trabalham nos 42 LAPAD espalhados pelo país.
Segundo o Diretor Acadêmico da ESSU, Cristiano Caveião, a imersão buscou integrar os novos colaboradores. “São dois dias de imersão, sendo a capacitação com os nossos professores internos e também com uma profissional do mercado para que eles possam aplicar as metodologias ativas na dinâmica das suas aulas presenciais”, explicou Caveião. Ele acrescentou que a programação incluiu o conhecimento da estrutura administrativa da Uninter e a funcionalidade da escola.
A capacitação considerou desde aspectos pedagógicos até logísticos. Vitor Gonçalves Teixeira, Coordenador de Estágio do curso de Medicina Veterinária, contou que foram abordadas informações importantes sobre as necessidades dos estágios e a identificação de locais para a realização das atividades práticas pelos alunos.
Para a professora Lenara Sampaio, que veio de Manaus para participar do evento, essa iniciativa é fundamental para a qualidade do ensino. “Nós, professores, recebemos uma capacitação para que estejamos 100% preparados para dar a melhor aula para os nossos alunos”, disse. Em sua fala, destacou o papel social do veterinário, que vai além do cuidado animal, atuando na saúde pública, segurança alimentar e no controle de zoonoses.
A infraestrutura dos laboratórios foi detalhada pela Coordenadora Nacional de Laboratórios, Aline Ianoski. “Hoje nós contamos com 42 unidades distribuídas em todo o território nacional, cada uma com cinco laboratórios pelo menos”, informou. Descreveu que os espaços são equipados com itens como microscópios, laminários e simuladores de média e alta fidelidade, garantindo atendimento de qualidade. Ianoski também explicou que cada unidade conta com um técnico responsável pela montagem e desmontagem das aulas, além de testes de metodologias. O trabalho, segundo ela, visa a uma “melhoria contínua e modernização nas metodologias práticas”.
A capacitação também contou com apresentações de outros profissionais da instituição, como o Pró-Reitor de Graduação, Rodrigo Berté, a Coordenadora Administrativa da ESSU, Oriana Gaia, e a tutora Ivana Garcia. Com a conclusão desta etapa para Medicina Veterinária, a Uninter consolida a formação de sua rede de colaboradores da área da saúde, preparando-os para o início do ano letivo de 2026.
Autor: Yasmin Guedes da Silva - estagiária de JornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Yasmin Guedes e Bárbara Carvalho





