Aluna de História de Santo Ângelo cria curso de extensão

Autor: Poliana Almeida - Estagiária de Jornalismo

Inês Fraton Koren, aluna do curso de História da Uninter do polo em Santo Ângelo (RS), conseguiu unir sua atividade profissional com a prática de estágio. Moradora de uma região histórica do Rio Grande do Sul, a guia turística, com mais de 20 anos de profissão, finaliza seu curso superior apenas em 2022, mas precisou passar pela matéria de estágio obrigatório durante a pandemia.

Por causa do fechamento das escolas, a prática de estágio dentro do ambiente escolar não pôde ser realizada, e a coordenação da Escola Superior de Educação adaptou a disciplina ao formato híbrido. Entre diversas atividades, os(as) estudantes poderiam optar por criar um curso de extensão. Foi aí que Inês viu uma oportunidade de trazer sua vivência de guia para a prática pedagógica.

No início desse ano, ela criou o curso de extensão chamado “Santo Ângelo; redução jesuítica e contemporaneidade sob diferentes contextos”. Segundo a aluna, foram 29 pessoas inscritas. Desse montante, 14 continuam presentes nas discussões, sendo a maioria profissionais da pedagogia.

“O tema escolhido vai ao encontro das nossas raízes históricas. Nesse sentido, o povo Guarani é o principal elemento da história local. O projeto faz parte do meu trabalho de guia junto às escolas da cidade [Santo Ângelo fica na região da Rota das Missões]. Ao todo vão ser 12 encontros, e está sendo uma experiência muito gratificante”, descreve a estudante.

Além do tema ser próximo da sua atuação profissional, Inês destaca que o incentivo de seu polo de apoio também ajudou nesse processo. “Sempre tive apoio do polo e nesse momento pandêmico estão me ajudando muito. Minha supervisora, Thaissa de Oliveira Hönisch, é uma excelente profissional, assim como toda a unidade concedente”, complementa.

Mauri Moreira, gestor do polo de Santo Ângelo (RS), diz que sempre promoveu encontros para debates importantes. “O polo promove encontros presenciais (com agendamentos) ou online para estimular, neste período de pandemia, os alunos a concluírem seus estudos. Nós, como polo, ficamos imensamente felizes de nossos alunos tomarem a frente deste tipo de projeto, como este da aluna Inês, que já é guia turística. Soubemos que a nossa instituição contribuiu muito nesta caminhada acadêmica”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Poliana Almeida - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *