A incessante busca de Maria pelo conhecimento

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Aos 48 anos, muitos pensam ser tarde para iniciar uma nova atividade e mudar os caminhos de sua vida, mas para Maria Velani Ferreira da Silva, a idade nunca foi um obstáculo. Com uma incansável vontade de aprender, ela terminou recentemente sua terceira graduação na Uninter, já é graduada em Pedagogia, Geografia e História. E Maria não pretende parar por aí.

Natural de Terra Preta, distrito de Mairiporã, na grande São Paulo, Maria Velani afirma que além de gostar muito de estudar, teve em seu pai uma grande inspiração. Ele tinha o desejo de que um de seus 6 filhos fosse formado em um curso superior. Coube a Maria embarcar neste desafio e realizar o sonho do pai.

“Em 2014 meu pai faleceu. A partir disso, eu não conseguia focar mais no meu trabalho, na empresa que eu estava há 7 anos. Para não prejudicar a empresa e a mim, resolvi sair e apostar em outro segmento, e nada melhor do que focar naquilo que gostava: ler, estudar e estar em contato com crianças. Conhecimento, essa é a palavra. Resolvi estudar”, descreve.

Durante este processo de aprendizado, muitas dificuldades surgiram pelo caminho, mas o apoio da família, dos colegas e professores da Uninter, e a grande força de vontade que carrega consigo ajudaram a recuperar a motivação e superar os obstáculos.

“Alguns momentos marcantes foram quando senti vontade de desistir por não acompanhar os ensinamentos. A coordenadora me ajudou e me incentivou várias vezes, colegas e amigos me deram ânimo para prosseguir, e o apoio da família também contou muito em alguns momentos. Além das interações com os outros alunos de vários cursos do polo, as festividades e apresentações de trabalho foram momentos de descontração importantes”, pontua.

A Uninter e as três graduações

Inicialmente, pensou em cursar História, pois seu desejo era viajar o mundo. Aliado a essa vontade, tinha de achar uma faculdade boa e que pudesse ter um horário flexível, como os cursos em EAD. Foi quando uma amiga professora lhe apresentou a Uninter e Maria decidiu reescrever um capítulo que estava inacabado, o curso de Pedagogia.

“Resolvi pesquisar sobre a Uninter. Fui visitar o polo da minha cidade e com o esclarecimentos dos coordenadores e tutores, resolvi apostar na Pedagogia. Eu já havia começado o magistério alguns anos atrás, mas não havia concluído por questões financeiras”, conta Maria.

Nesse período, viveu momentos de alegria e também momentos difíceis. Como já estava afastada da escola há mais de 10 anos, atravessou muitas dificuldades no aprendizado, e foi durante um estágio remunerado que viveu uma experiência ruim, sofrendo uma agressão de um aluno com deficiência intelectual.

“Sofri um acidente, levando dois socos na boca de um aluno de 10 anos, com deficiência intelectual. O que me levou a perder os dentes inferiores, no qual não recebi muita ajuda psicológica ou cuidados médicos posterior. Mas à Uninter tenho gratidão pela ajuda, atendimento e carinho durante todo o processo. Esse estágio foi muito importante para meu aprendizado e também financeiramente”, relata.

Para quem imaginava que as dificuldades seriam capazes de parar Maria Velani, ela ingressou, antes mesmo de terminar a graduação em Pedagogia, em sua segunda graduação, dessa vez em Geografia. “Quando estava no último ano do curso de Pedagogia, decidi ingressar também no curso de Geografia, pois havia muita falta de professor dessa disciplina nas escolas estaduais”, ressalta.

Um olhar atento ao mercado e às possibilidades e uma grande paixão pelo conhecimento fizeram com que Maria Velani seguisse nos estudos. Aliado a isso, o fato de já ter concluído a graduação em Pedagogia possibilitou que terminasse a graduação em Geografia em menos tempo, com a dispensa de algumas matérias. Além disso, conseguiu conciliar os estudos com o trabalho nas escolas estaduais da cidade, sendo contratada  para aulas temporárias, já podendo assim colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

E para não perder o costume, no último ano da graduação em Geografia, decidiu iniciar um novo curso, dessa vez História. Novamente, pelo fato de já ter feito duas graduações, conseguiu concluir a graduação em História em menos tempo, por conta da dispensa de disciplinas.

“Atualmente tenho três graduações pela Uninter, que me abriram as portas para vários cursos de extensão. Ofereço consultoria gratuita a outros alunos da Uninter que ingressam e se sentem perdidos com tantas inovações e informações, me sinto parte dessa família”, salienta.

Maria Velani destaca um olhar mais atento para o psicológico dos alunos, pois muitos têm encontrado dificuldades de entendimento nos processos de inovações, especialmente nos momentos híbridos de aulas. “Poderíamos trabalhar mais o socioemocional dos estudantes nos polos. E colocar mais alunos formados pela Uninter dentro dos polos, pois são os que mais entendem sobre a dificuldade dos alunos iniciantes, não desmerecendo os professores nota mil que nos acompanham e dão sua contribuição, dividindo os seus conhecimentos com todos”, relata.

Por fim, a egressa agradece à instituição e a todos que cruzaram seu caminho durante sua jornada de aprendizado. “Só tenho a agradecer a Uninter por todos os momentos de interação e conhecimentos, e aos queridos professores, que mesmo nos momentos de  nervosismos e ansiedade dos alunos, nas apresentações do TCC, são generosos  com seus conhecimentos”, complementa.

Maria Velani é um dos muitos exemplos de que a idade não é um limitador, o importante é correr atrás da felicidade, independente da fase da vida. A persistência é fundamental para superar os obstáculos e a recompensa no final vale todo o esforço durante o caminho. “O futuro é acreditar no conhecimento que poderei levar aos meus alunos”, conclui a triplamente graduada egressa da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “A incessante busca de Maria pelo conhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *