Recursos para apresentação de trabalhos e pesquisas ampliam protagonismo do aluno

Um dos desafios das instituições de ensino e dos professores e professoras é tornar o aluno protagonista da sua própria aprendizagem. Com esse propósito, os acadêmicos da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter ganham um elemento a mais, a apresentação dos trabalhos e pesquisas desenvolvidas por intermédio da Atividade Prática do Portfólio e que torna o aluno protagonista de sua própria aprendizagem.

O portfólio é uma metodologia de pesquisa e estudo que apresenta as etapas de leitura, pesquisa, prática, produção e apresentação. Traz temas importantes para o contexto atual, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e oralidade.

A apresentação deste trabalho sempre aconteceu e perpassou diferentes formatos sempre em atendimento às exigências legais e hoje em virtude das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD).

Para uma maior segurança dos dados dos estudantes e participantes externos, o Setor de Sistemas Educacionais e Corporativos Uninter, em parceria com a ESE, ampliou o espaço de conferência corporativo Reuni para o perfil do aluno dos cursos de graduação, de forma que possam realizar as apresentações de seus trabalhos, pesquisas e bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O espaço Reuni está disponível no link Trabalhos das disciplinas do aluno em seu próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Isso se dá sem a exposição dos dados em redes sociais abertas, conforme disposto pela LGPD no que tange a proteção e segurança de informações.

A apresentação de trabalhos acadêmicos em cursos de licenciaturas e bacharelados, em faculdades e universidades do Brasil e outros países, acontecem com o intuito de promover diálogo coletivo e exposição de pesquisa científica, análise sistemática de fatos estudados, raciocínio lógico, reflexão e protagonismo do aluno que se coloca como mediador da aprendizagem adquirida.

A Taxonomia de Bloom (1956) destaca que este processo de aprendizagem, que se intensifica pela via da apresentação de trabalhos, potencializa o conhecimento, a compreensão, a aplicação, a análise, a síntese e a própria avaliação.

A apresentação de trabalhos acadêmicos contribui para o princípio formativo do aluno, por conta da prática social e troca de conhecimento colaborativa, intercâmbio de ideias e experiências entre os participantes. Para compor o grupo de participantes, o aluno pode convidar colegas do seu curso e/ou outros cursos da Uninter, do seu polo ou de outros polos de apoio presencial, além do orientador educacional do polo.

Desta forma, a aprendizagem descrita por Weinstein & Mayer (1985, p.56) demonstra que, através das apresentações de trabalhos, o aluno tornará consciente e realista o quanto foi apreendido sobre o tema/conteúdo apresentado e se os objetivos foram atingidos e o que é preciso melhorar para apresentações futura.

No campo profissional, as apresentações de trabalhos conduzem o aluno ao exercício da oralidade, posicionamento crítico, senso organizacional dos elementos relevantes para os discursos tão necessários à sua atuação nos espaços de trabalhos.

No relato dos professores corretores do Portfólio Escrito/pesquisa e a Apresentação, observou-se que os muitos alunos têm desenvolvimento capacidades de inovação e desenvoltura para utilizar a ferramenta Reuni, ampliado a visão de interdisciplinaridade, pensamento reflexivo com relato de novas soluções diante da situação loco regional, articulação na qualidade da escrita com a apresentação.

“A plataforma Reuni tem potencializado ao aluno da graduação expandir o conhecimento de como utilizar ferramentas digitais e tecnológicas diferentes, durante o curso”, pontua a professora Cristiane Benvenutti. “Este conhecimento vai desde compreender as funções dos ícones que a plataforma disponibilizada passando pela ação de compartilhar um material como slides, por exemplo, responder às questões, sugestões e elogios dos participantes até como encerrar a apresentação”, complementa.

Neste sentido, os cursos de graduação da ESE consolidam o eixo fundamental da universidade brasileira, constituído pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão, que, segundo no Artigo 207 da Constituição de 1988, dispõe que “as universidades obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Por isso, as apresentações evidenciam e comprovam o exercício da teoria e prática dos trabalhos dos alunos oportunizadas pela instituição.

“As apresentações de trabalhos garantem a compreensão epistemológica de conceitos, dispõem de um lugar apropriado para que o aluno crie novos conhecimentos e até mesmo práticas de intervenção  no seu loco regional, na sua comunidade, pois o aluno tem a capacidade, o dinamismo, a criatividade e o poder de se colocar como protagonista de seu processo de aprendizagem ampliando o seu campo de cultura, tomada de decisão, pensamento crítico e interação social”, salienta a diretora da ESE, Dinamara Machado.

O novo espaço de apresentação Reuni “contribuirá para o aluno realizar uma apresentação de TCC mais segura e consiga explanar, tranquilamente, os resultados de sua pesquisa desenvolvida ao longo do curso, uma vez que,  se trata da mesma plataforma, porém projetada em 2019 para atender as Bancas de TCC”, destaca Simone Barbosa Prestes, analista de projetos na ESE.

No AVA, o aluno dispõe de materiais explicativos como FAQ, tutorial e vídeos, assim como um atendimento personalizado dos professores do seu curso, via link tutoria. As situações, dúvidas e sugestões são respondidas com pontuais orientações, sempre respeitando as particularidades e adversidades apresentadas pelo aluno. Lembre-se, o canal de comunicação mais seguro é o link Tutoria disponível nas disciplinas do aluno.

Incorporar HTML não disponível.
Créditos do Fotógrafo: Tima Miroshnichenko/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *