UNINTER e DENARC promovem palestra contra as drogas

No dia 22 de outubro, o Centro Universitário UNINTER promoveu, no Campus Divina, a palestra Prevenção e o Uso das Drogas. O evento foi uma iniciativa da coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil (DENARC).

Os policiais do Centro Antitóxico de Prevenção e Educação (CAPE) da DENARC, Maria Cristina Venâncio e Nelson Venâncio Filho, respectivamente graduados em Psicologia e Fisioterapia, falaram sobre a consequência do uso de drogas no âmbito acadêmico, profissional, familiar e físico. “As histórias presenciadas por eles no combate as drogas e contadas a nós foi algo que despertou o interesse em contribuir de alguma forma para, também, ajudar”, disse Elaine Riske do departamento de Extensão.

Ao longo do evento foram mostrados vídeos de histórias vivenciadas no dia a dia dos próprios palestrantes. Esses vídeos detalhavam a reação que sofre cada indivíduo ao usar entorpecentes. “As drogas possuem diferentes características e reações no organismo, mas todas têm algo em comum: afetam negativamente a vida social do indivíduo”, declarou a policial Maria Cristina.

Os estudantes também foram instruídos para o conhecimento técnico de como é preparada cada droga. Os palestrantes demonstraram os efeitos prejudiciais ao sistema nervoso central, as complicações físicas e psicológicas. Por fim, foram abordados os mecanismos de subsistência da dependência química dos alucinógenos. “Educar é essencial para manter os jovens afastados das drogas”, conclui Venâncio Filho.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *