COMPLIANCE

Todo mundo empenhado para deixar a firma nos conformes

Já parou para pensar que quando precisamos nos informar sobre a qualidade de produtos e serviços de uma empresa, ou até mesmo sobre a sua reputação ética, geralmente é na internet que buscamos essas informações?

A era digital proporcionou uma série de benefícios para a sociedade. Um deles é o poder de exigir um maior comprometimento por parte das empresas em relação aos seus clientes. Também é cada vez mais comum que os consumidores busquem adquirir produtos e serviços de empresas que estão em conformidade com a legislação ou que são comprometidas com determinadas causas, sejam elas ambientais, sociais ou educacionais, por exemplo.

As redes sociais se tornaram uma ferramenta de fiscalização e um poderoso canal de comunicação para o mundo corporativo, e as empresas que não estão atentas a isso correm o grande risco de terem o seu nome difamado, perdendo, consequentemente, valor de mercado.

É diante desses riscos que o mundo corporativo vem adotando uma nova postura. Para as empresas que buscam o crescimento dos negócios, respeitar leis e regras não basta. Hoje, é necessário “estar em compliance”.

Originário do inglês, o termo traz a ideia de “conformidade” num conceito que coloca as empresas em um nível mais complexo de comprometimento com a legislação, regras e normas. A ideia é prevenir e não remediar. Para isso, o perfil da empresa é traçado através de uma análise minuciosa e, a partir disso, regras personalizadas são criadas para que a empresa otimize sua capacidade de produção, evitando perdas financeiras.

Muitas são as medidas adotadas nas corporações que implantam o modelo compliance, entre elas: fiscalizações, auditorias, canal de comunicação interna para denúncias de irregularidades, mesmo que não façam parte do histórico da empresa, controle sigiloso de dados e informações.

Ao viabilizar uma estratégia preventiva, além de evitar perdas financeiras a empresa também gera benefícios: melhora sua imagem, produtos e serviços são oferecidos com maior qualidade, proporciona transparência para seus clientes, melhora o índice de satisfação entre os colaboradores e aumenta a produtividade, entre outros.

É visando a aplicação desse novo conceito que o Grupo Uninter está implantando o modelo compliance.  Os treinamentos para capacitar colaboradores já se iniciaram e vão se estender ao longo do ano.

No dia 15 de abril, foi a vez de todos os colaboradores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Uninter participarem. Um total de 66 pessoas realizaram uma capacitação, que ocorreu no campus Divina Providência, em Curitiba (PR), e teve como objetivo apresentar o modelo compliance, suas formas de implementação e vantagens. O curso teve a duração de 4 horas e foi ministrado pelo pró-reitor de pesquisa e extensão, professor Nelson Pereira Castanheira.

“O modelo compliance irá melhorar substancialmente o comportamento das pessoas e, indiretamente, o relacionamento entre os colaboradores. O propósito é garantir a nossa integridade e a nossa segurança, tanto patrimonial quanto a segurança de dados e informações, que são, sem dúvida nenhuma, sigilosas. Esse é o grande propósito do Grupo Uninter”, conclui Castanheira.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *