ENSINO SUPERIOR

Mudanças na EAD é tema de reunião de reitor da Uninter com diretor do MEC

Pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) revela que o número de estudantes na educação a distância (EAD) pode superar o da presencial até 2023. Não por acaso, portanto, a expansão dessa modalidade e a sua capacidade incluir mais brasileiros nas universidades são dois dos fatores que têm levado o Ministério da Educação a trabalhar na desburocratização do ensino superior.

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) está encarregada de modernizar a regulação do setor e os procedimentos a serem seguidos pelas instituições de ensino superior (IES). Estes foram alguns dos temas discutidos nesta quarta-feira (27) em Brasília durante reunião do reitor da Uninter, Benhur Gaio, com o titular da Diretoria de Regulação da Educação Superior da Seres, Marco Aurélio de Oliveira.

As medidas fazem parte dos esforços do MEC para dar mais autonomia às universidades privadas, como anunciou o titular da Seres, o secretário Marco Antônio Barroso Faria, em encontro da ABMES no último dia 12 de fevereiro. Assim, essa pasta do MEC conduz um processo de aperfeiçoamento da EAD para que as IES possam atuar de forma mais segura e transparente quanto aos seus direitos e suas obrigações.

As avaliações atribuídas pelo MEC às IES continuará sendo um dos critérios considerados no contexto nas mudanças propostas pela pasta. Por isso, não passou batido na reunião desta quarta-feira o fato de a Uninter ser a única instituição de educação a distância no Brasil a atingir a nota máxima do MEC. Razão pela qual o diretor de Regulação da Educação Superior parabenizou o reitor Benhur Gaio em nome da Seres pela excelência no ensino ofertado pela instituição.

O encontro serviu, ainda, para que Marco Aurélio e sua equipe colocassem o reitor a par do andamento dos processos da Uninter em tramitação no MEC. Quem contribuiu com as informações necessárias foi especialista em Educação e Desenvolvimento Joana D’Arc de Castro Ribeiro, coordenadora geral de Regulação da Educação Superior a Distância.

Para o reitor, as melhorias propostas pela Seres são de extrema relevância para as IES e ele não tem dúvidas de que terá todo o apoio da comunidade acadêmica, a começar pela Uninter. “Essas mudanças significam um ganho para todos porque vão permitir que as instituições de ensino superior atuem de forma mais tranquila, possam melhorar os seus processos, ampliar as oportunidades de formação e qualificar ainda mais o ensino ofertado”, salienta Benhur Gaio.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *