LATO SENSU

Mulheres, bem-vindas à pós de maçonaria

A maçonaria é cercada de mistérios. Muitas pessoas a veem como uma seita, com poder de influência sobre os rumos da humanidade. Sociedade secreta, seus membros praticam os princípios da liberdade, democracia e fraternidade.

A maçonaria está no mundo todo. São quase quatro milhões de participantes nos cinco continentes, sendo que o país com mais integrantes é os Estados Unidos, com 1,5 milhão, seguido da Inglaterra, com 250 mil. O Brasil está em terceiro lugar, com 170 mil filiados.

O termo maçom vem do francês maçon, que significa “pedreiro” ou “construtor”. Esta origem deu à sociedade um caráter essencialmente masculino, sendo que mulheres, em geral, não eram aceitas. “A maçonaria considerada regular no Brasil só aceita membros do sexo masculino”, explica o pró-reitor dos cursos de pós-graduação da Uninter, Nelson Pereira Castanheira.

Entretanto, existem algumas ordens da maçonaria que passaram a aceitar recentemente mulheres na sua atuação. Pensando nisso, em 2019, o curso de pós-graduação da Uninter em Maçonologia: História e Filosofia, passou a ser aberto a todas as pessoas, independente do gênero. E esse assunto foi tema de uma matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo.

Em entrevista à Folha, o professor e vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi, relatou que o chanceler da instituição, Wilson Picler, se reuniu com o Conselho Acadêmico “e determinou que as aulas fossem abertas ao público em geral”.

Segundo Castanheira, a ementa do curso aborda a história e filosofia da sociedade maçom. E entre seus temas principais estão: legislação e estrutura maçônica; geometria sagrada e a visão cabalística; o esoterismo ocidental e a ciência da iniciação.

Para fazer o curso de pós-graduação em Maçonologia, o candidato precisa ser graduado em qualquer área de atuação. Entre as personalidades que fazem parte desta sociedade estão o atual vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão, e o ex-presidente Michel Temer.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

7 thoughts on “Mulheres, bem-vindas à pós de maçonaria

  1. Bom dia a todos e a todas da UNINTER , tenho um amigo também advogado que fez pós graduação em Maçonologia pela UINTER , gostaria de saber se o curso é da modalidade presencial ou a distancia, assim também como o valor da mensalidade muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *