LEITURA

Sombrio consolida o “Abril com os livros”

Quase metade dos brasileiros não tem o hábito de ler e 33% nunca compraram um livro, segundo pesquisa. Na educação em escolas públicas e privadas, o Brasil ocupa a 39° colocação no quesito leitura, o que representa um déficit para os estudantes, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro e pelo Pisa em 2015.

O mês de abril é considerado o mês da leitura para muitas pessoas, pois é o marco de três datas importantes para enfatizar o hábito da leitura. Para buscar novas leitores, o polo de apoio presencial da Uninter na cidade de Sombrio (SC) realiza a terceira edição do “Abril com os Livros”, que teve início ainda no dia 22 de março.

Idealizado pela coordenadora do polo, Valdete Homem, e pela tutora Joseane Medeiros, o projeto estreou em 2016. A ideia deu tão certo que de lá para cá grandes nomes de influência da região foram convidados para dar palestra ao público presente.

O tema deste ano foi “Um Olhar para a Diversidade”, que aborda diferentes aspectos da cultura literária no Brasil. Quem abriu o encontro foi a professora da Universidade Federal de Santa Catarina Eliane Debus, que aproveitou e lançou seu livro “Poesia (cabe) na Escola”. O evento também contou com a participação do professor José Carlos Debus.

No dia 5 de abril, teve intercâmbio cultural realizado por dois alunos que viajaram para Europa. No dia 12 de abril teve o workshop “Hora do Conto”, com a participação da professora Mirian Cardoso. No dia 19, a professora Clair Hahn também lançará seu livro “Dos Açores ao Açor”. E para fechar a programação, terá uma sessão de contos de histórias com as crianças na noite do dia 26.

A coordenadora do polo se mostra contente com a quantidade do público que vem atraindo a cada ano. “A proposta é conscientizar sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da capacidade interpretativa e produtiva que só é possível através do universo literário, para que possamos conhecer analisar e produzir novas ideias”, diz empolgada.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: PAP Sombrio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *