INOVAÇÃO

Software mede pressão de fluidos e evita perdas

Júlia Piloneto é aluna de Engenharia da Computação da Uninter, curso que é responsável pelo desenvolvimento de softwares. A ideia da estudante na modalidade de educação a distância foi projetar um simulador que calcula a “perda de carga” de fluidos. A diminuição da energia (força) de um fluido (líquido ou gasoso) é considerada uma “perda de carga”.

Francielly Silva, professora do curso de Engenharia da Produção da Uninter, orientou o projeto que é pioneiro na escola politécnica. “É um software voltado para o aprendizado, para pessoas que ainda estão apreendendo uma matéria. O objetivo é apresentar os dados e conceitos de uma maneira simples”, esclarece Júlia. O simulador foi criado pensando no usuário que não tem nenhum conhecimento específico. “Quanto menor o seu conhecimento, melhor você vai aproveitar esse software”, comenta a estudante.

Quando temos elementos envolvidos, há perdas no processo de produção de alguma coisa e o fluido pode demorar mais tempo para ir de lugar a outro. “Imagine uma mangueira vazando a uma pressão gigantesca, e que ela tenha um comprimento gigantesco, com várias curvas, será que terá no final a mesma vazão inicial?”, indaga a professora. É justamente isso que será avaliado por meio do simulador. Ou seja, ajudará a reduzir gastos e perdas desnecessárias.

A mecânica dos fluídos, uma área da física que procura entender o efeito de forças em fluídos, também está nas Engenharias. Como transportar um gás de um ponto a outro? Como a água da caixa chega até a torneira da sua casa? Você precisará da mecânica para que esse fluido escoa.

E seu quiser fazer ao contrário, transportar a água para um ponto mais alto?  “Teria de ter uma força aplicada, que gere pressão, fazendo a elevação desses fluídos”, explica a professora. Qual é a potência da bomba que eu preciso comprar? Com o software é possível calcular a potência de uma bomba que irei precisar. Francielly explica que o estudo está relacionado com a pressão, vazão, velocidade, gravidade e transporte do fluído. Essa ciência nos ajuda a encontrar respostas.

Para a professora os resultados foram ótimos, porque foi comparado com exemplos similares, com estudos dirigidos para validar as respostas. “Tudo isso teoricamente eu faria fisicamente, ela fez uma simulação utilizando o software”. A ideia é que no curso presencial de Engenharia da Produção o aluno possa construir uma bancada e fazer os testes na prática e observar os resultados. A docente afirma que a aluna desenvolveu um aprimoramento em várias linguagens de programação, uma exigência do mercado de trabalho.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *