PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Criativos, alunos de Engenharia da Computação transformam problema em solução

Os alunos do curso de Engenharia da Computação da Uninter estão aprendendo na prática como transformar um problema em uma solução. Eles apresentaram ao longo do mês de junho os trabalhos interdisciplinares, chamados PBL (Problem Based Learning). São projetos desenvolvidos ao longo de um semestre letivo, com caráter científico, sendo assim os estudantes devem produzir um relatório, um artigo e uma apresentação oral para uma banca de professores.

O mercado de trabalho exige um profissional que saiba trabalhar em equipe, sob pressão e que cumpra os prazos. E para desenvolver isso nos alunos, todo o processo do PBL foi feito em grupo, dividindo as tarefas, assumindo responsabilidades, e cumprindo cronograma, para então consolidar tudo no final.

A liderança também é um fator importante. Tanto o saber liderar, quanto saber ser liderado. Por isso, todo grupo teve um aluno líder, definido pelos integrantes. Atualmente o curso tem sete turmas. A tarefa de todos foi desenvolver uma fonte de alimentação linear. Através do diagrama esquemático e também da placa de circuito impresso utilizando o software EAGLE.

Veja os projetos:

PBL I (1º período)

Título: Automação Guiada por Voz com Sistema Arduíno

A equipe desenvolveu um aplicativo para Android, que, através da ferramenta MIT APP Inventor, utiliza uma biblioteca de controle de voz, e ao reconhecer os comandos definidos envia um dado por meio da interface Bluetooth para o Kit Arduíno, que é uma placa eletrônica com processador embarcado que utiliza um microcontrolador chamado ATmega do fabricante Atmel. Assim, faz o controle de acender ou pagar LEDs, que simulam a iluminação de uma residência, por exemplo. Microcontrolador é um circuito eletrônico que utiliza um processador para fazer a leitura de dados de sensores e exibir informações em um display.

PBL II (2º período)

Título: Fonte Linear

A placa de circuito de fonte linear foi montada em uma caixa, o que disponibilizou as saídas por meio de conectores, ficando com a aparência de um produto comercial.

PBL III (3º período)

Título: Sistema de Irrigação Automatizado

O projeto consiste em um sistema microcontrolado baseado em Arduíno, que mede a temperatura ambiente e a umidade do solo por meio de sensores, determinando momentos de acionamento de uma válvula que libera água para irrigação de uma planta.

PBL IV (4º período)

Título: Smart Horta

O projeto teve o objetivo de proporcionar o cultivo de produtos orgânicos em ambiente residencial. Um sistema microcontrolado, baseado em Arduíno, monitora a temperatura do ambiente, a umidade do solo e a incidência de luz por meio de sensores. Fazendo o acionamento, em determinados momentos, de uma válvula que irriga o solo e/ou de LEDs que iluminam as hortaliças de forma artificial. As informações lidas pelos sensores são enviadas para o computador e apresentadas por meio de um aplicativo com interface gráfica. Foi montado um protótipo para a colocação da terra utilizando tubos de PVC.

PBL V (5º período)

Título: Leitor de Múltiplas Tags de RFID

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema baseado em microcontrolador PIC que permite a leitura de etiquetas de RFID (Identificação por Rádio Frequência), cuja aplicação é o controle de estoque. O código lido de cada etiqueta é enviado para um smartphone por meio da interface Bluetooth, sendo apresentado em um aplicativo que permite o cadastro de produtos e realiza o controle de estoque.

PBL VI – (6º Período):

Título: Detecção de Objetos com Sensor Ultrassônico

Foi um estudo para a implementação de um sistema baseado em microcontrolador PIC para fazer a detecção de objetos em 360° com aplicação veicular. Para a detecção, o sistema compreende dois sensores de ultrassom e dois motores de passo. Para a indicação da distância dos objetos foram usados um buzzer, um LED como alerta e um display LCD para mostrar a informação da distância em centímetros. Como resultados, foram projetadas e testadas as partes de detecção de distância e giro dos motores separadamente, ficando para trabalhos futuros a integração dos motores de passo com os sensores. Buzzer é equivalente a um alto-falante pequeno utilizado para emitir bips com determinada frequência sonora. PIC significa Controlador de Interface Periférica, é o nome de um microcontrolador do fabricante Microchip.

 PBL VII – (7º período):

 Título: Aprendizado de Redes Neurais Artificiais Utilizando Jogos Eletrônicos

Uma aplicação de inteligência artificial no treinamento de redes neurais artificiais com técnicas de neuro-evolução por meio de algoritmos genéticos como ferramenta para o treinamento de um agente autônomo capaz de jogar o jogo eletrônico Super Mário World em emulador, observando as condições de sucesso ou fracasso. Como resultado da aplicação do treinamento da rede neural, o agente autônomo conseguiu terminar em 22 horas a fase para a qual foi treinado.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caroline Paulino – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *