Osciloscópio ajuda alunos de engenharias a medir na prática a tensão elétrica

Os osciloscópios são utilizados para medir a “diferença de potencial elétrico”, ou a “tensão elétrica”, ou o que chamamos comumente de volts, que é sua unidade de medida em um determinado período de tempo. Disso, sai um gráfico em duas dimensões, muito útil para profissionais que lidam com eletrônica e elétrica, o que os alunos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica da Uninter passarão a fazer em suas atividades acadêmicas.

Ainda em março, o professor de engenharia e tutor da educação a distância do curso de Engenharia da Computação da Uninter, Ederson Cichaczewski, trouxe Marcus Vinicius Ritter, representante da empresa OKK que fornece osciloscópios da marca Tektronix, para dar um treinamento aos alunos do 4º e do 6º período das duas engenharias, que trabalham com o equipamento desde o segundo ano da graduação.

Outra turmas já fizeram essas atividades em 2017. Além de um diferencial no currículo, o aluno fica melhor preparado para o dia a dia da profissão e ganha horas complementares. Segundo o aluno do segundo ano de Engenharia da Computação Mateus Michels de Oliveira, o curso foi esclarecedor, pois trouxe a chance de descobrir funcionalidades do osciloscópio que ele ainda não tinha aprendido e melhorar o manuseio do que já havia sido mostrado pelos professores.

“No dia a dia do mercado de trabalho é fácil perceber a diferença entre uma pessoa que teve uma experiência prática e/ou um treinamento com atividade prática e alguém que tem apenas o conhecimento teórico, ou, por vezes, um conhecimento teórico fragmentado”, diz Mateus.

O representante da Tektronix, Marcus Vinícius, disse ser gratificante ver o interesse dos alunos nos treinamentos e nas atividades oferecidas pela Uninter, que oferece laboratório com estrutura para receber esse tipo de curso, e que a empresa valoriza muito as atividades como a do professor Ederson.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Korber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Korber - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *