Saiba o que são âncoras de carreira e aprenda a usá-las como aliadas

Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de Jornalismo

Você já se perguntou por que escolheu uma profissão e não outra? Ou por que quer sair da empresa em que trabalha, mesmo tendo estabilidade financeira? Questionamentos assim são mais comuns do que você imagina, e nos levam a pensar nas qualidades pessoais que temos e que guiam nossas decisões profissionais. Grande parte das escolhas que tomamos para nossa carreira estão diretamente relacionadas a motivações, valores e competências. Essas decisões dizem respeito a nossas necessidades, falam da nossa identidade profissional.

Esse foi o tema da live transmitida pelo programa Vem Saber Uninter – Webinar, em 26.jul.2021, através do Univirtus, intitulada “Âncoras de Carreira: você sabe quais sãos as suas?”. O evento contou com a mediação da professora e coordenadora de cursos de pós-graduação da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, Oriana Gaio, e teve como convidada a professora dos cursos de pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e Liderança e Coaching, Erika Lotz.

O que é uma âncora? Erika explica que, apesar do nome levar nossa mente a imaginar um peso, um fardo, a ideia do conceito é que você identifique qualidades pessoais que lhe dão segurança, firmeza e estabilidade. Dentro dessa concepção, as âncoras são pilares que sustentam as decisões tomadas por cada indivíduo profissionalmente. Conhecê-las melhor pode ser um ponto de partida para a ascensão profissional, abrindo a possibilidade de novos ganhos ou de promover melhores condições de vida.

De acordo com Edgar Schein, especialista em desenvolvimento organizacional e da mente que concebeu essa ideia, todo indivíduo possui um conjunto de âncoras, sejam elas mais fortes ou mais fracas. Ao todo, são oito tipos de âncoras: autonomia, segurança e estabilidade, competência técnico-funcional, criatividade empreendedora, desafio puro, dedicação a uma causa, estilo de vida e competência administrativa geral.

Saber quais são nossas âncoras mais fortes e quais são as mais fracas nos ajuda a tomar decisões de modo assertivo. Por exemplo, uma pessoa com âncora forte em autonomia busca por uma carreira que possibilite independência. Ou seja, sua produtividade em uma empresa depende de sua liberdade. O que já não seria o caso de alguém que tem a segurança e estabilidade como pilares. Essa pessoa busca ter estabilidade em sua área, de forma que possa trabalhar seus planos de futuro sem imprevistos.

As empresas teriam um maior aproveitamento das habilidades de seus funcionários se avaliassem esses aspectos, acredita Erika. Seria útil incluir um teste rápido de âncoras de carreira durante o processo de admissão. Esse conhecimento pode ajudar muito tanto ao futuro colaborador quanto à própria empresa, que será capaz de empregá-lo de maneira mais eficiente.

O ideal é que se consiga um equilíbrio entre as oito áreas definidas por Schein. Deve-se buscar fortalecer os pontos fortes – que podem ser, inclusive, antagônicos – mas sem abandonar os demais. “Quando você coloca a sua energia apenas em uma área, em detrimento das outras, pode-se gerar áreas de carência e podem desvitalizar outras (família, saúde, etc.)”, adverte Erika.

Uma dica final e muito importante é saber que as âncoras não são certezas absolutas. Como tudo em nossa vida, elas podem mudar durante o caminho. Portanto, dependerão do momento em que o indivíduo se encontra. “Não tem certo e errado. Tem o olhar sistêmico. Tem o olhar do momento da vida, daquilo que hoje está tendo nossa maior necessidade”, conclui Erika.

Para assistir à live completa, basta acessar o link “Ao Vivo” no Univirtus e procurar em “Anteriores”, e então basta procurar pelo título da live no dia 26 de julho de 2021.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Vectorjuice/Freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *