O ensino híbrido deve permanecer após a pandemia

Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo

O ensino hibrido vem ganhando cada vez mais força no cenário da pandemia, em que professores e alunos tiveram que se adaptar a esta modalidade. Com o desenvolvimento metodológico e técnico impulsionado pela necessidade, hoje já se acredita que a modalidade híbrida continuará sendo uma alternativa no pós-pandemia.

Esse foi o assunto da última edição do programa Atualidades da Educação, exibida pela Rádio Uninter no dia 27.Jul.2021. A live intitulada Ensino híbrido e pós-pandemia contou com apresentação do professor Alvino Moser, que recebeu como convidado o professor Neri dos Santos.

Para Neri, a transformação digital foi acelerada pela pandemia e isso criou uma espécie de trauma nos setores de educação e saúde: “As pessoas precisaram se adequar muito rápido a essa transformação”. O professor afirma que nós estamos vivenciando uma transição mais rápida do que o previsto, e acredita que entre os setores mais afetados estão também os de comunicação e comércio eletrônico.

“Tudo indica, nas pesquisas, a tendência do ensino híbrido como referência nos próximos anos. Nós vamos ter esse novo formato, pois aprendemos muito com ele. Vamos ter a educação digital no formato híbrido com parte presencial e parte remota. No presencial, para as pessoas se relacionarem. No híbrido, pelo envolvimento com os meios digitais”, explica.

Para ele, é possível fazer o desenvolvimento da parte cognitiva individualmente, mas a parte afetiva precisa ser desenvolvida em equipe, com pessoas se relacionando. Por isso ressalta a importância do presencial no ensino híbrido: “É impossível desenvolver competências socioemocionais estando isolado”.

Alvino destaca que o aluno que deseja estudar nessa modalidade precisa ter muita força de vontade: “É preciso um autocomprometimento do aluno que está em EAD ou híbrido para não fazer da aula como se estivesse assistindo um programa de TV”.

Outro ponto abordado na live foi a inclusão da tecnologia nos métodos de ensino. “Não podemos negar que as tecnologias digitais facilitam o processo de aprendizado, fazendo que os professores utilizem o celular como instrumento de ensino, como fazer pesquisas de algum assunto, pois a tecnologia é o meio. Só devemos saber como utilizar de forma apropriada a essas tecnologias”, destaca Neri.

Outra grande vantagem dos sistemas de ensino que utilizam a educação a distância, seja integral ou parcialmente, é que eles se tornam mais acessíveis. “Muitas pessoas tiveram oportunidade de estudo através do ensino a distância, que levou a educação a vários lugares”, comenta Moser

Por fim, Neri explica que os professores têm o compromisso de fazer com que a educação evolua de forma mais rápida que a tecnologia. “Os professores precisam adquirir competências digitais para auxiliar no processo de ensino e incorporar essas técnicas em suas grades curriculares, além de entender as tendências”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *