Projeto do PIBID UNINTER pesquisa a formação cultural de futuros docentes

Seguindo um dos eixos de trabalho do PIBID, com questões culturais dentro dos projetos, a primeira parte da pesquisa Diálogos de aprendizagem entre as culturas das ciências e das humanidades na formação docente foi apresentada no Centro Paranaense Feminino de Cultura.

O projeto dos alunos de Pedagogia da UNINTER, Eduardo Marcomini e Luciana Botelho, tem por objetivo estudar como é a formação cultural do futuro professor. “O trabalho surgiu da demanda de estudar como está a formação dos alunos de Pedagogia, os futuros professores, e se essa formação abraça as questões culturais do Paraná” comentou Marcomini.

O trabalho criou uma ponte de diálogo entre as instituições formadoras de docentes a nível médio e as instituições clássicas e culturais do Paraná para saber onde existe essa conexão entre a formação do professor e a formação cultural. “Foram feitas pesquisas históricas em locais como o Centro Paranaense Feminino de Cultura, Academia Paranaense de Letras, Instituto Neo Pitagórico e a Academia de Poesia do Paraná, para descobrir as origens e a influência cultural dessas instituições na região” ressaltou Marcomini.

Enquanto tudo estava sendo documentado e registrado, em artigos que seriam destinados a congressos mais tarde, o Centro Paranaense Feminino de Cultura convidou os integrantes do grupo para explanar sobre as pesquisas. O evento aconteceu no dia 08 de agosto e contou com a presença de diretoras do Instituto de Educação do Paraná, escritores, poetizas, professores aposentados da Universidade Federal do Paraná e até professores das redes públicas estaduais.

O registro do trabalho feito pelos alunos, juntamente com a professora Eliane Justi, coordenadora da pesquisa, resultou em um artigo, que será encaminhado para o Seminário de Interfaces de Diálogo de Formação de Professores, evento que acontecerá na cidade de Rio Grande (RS). “Em menos de uma semana o comitê do congresso nos deu a devolutiva do trabalho dizendo que tinha sido aprovado para apresentação e publicação nos anais” comentou Marcomini. O evento acontecerá entre os dias 22 a 25 de agosto.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *