Instituto IBGPEX realiza formatura de alunos do Projeto Ser Capaz

Miriã Calistro – Estagiária Jornalismo

Nesta sexta-feira (26/08), o Instituto IBGPEX, braço de responsabilidade socioambiental da UNINTER promove a formatura dos alunos com deficiência que concluíram os cursos de Capacitação para o Mundo do Trabalho, Informática Acessível e Capacitação em Coordenação de Grupos.

Para Adenir Fonseca, presidente do IBGPEX, o projeto Ser Capaz tem como objetivo contribuir para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência sob as formas de inclusão social, digital, educacional e cultural. “O projeto utiliza tecnologias assistivas, metodologias e práticas pedagógicas que garantam a pessoa com deficiência autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social como cidadão produtivo e tecnológico’’, diz.

Para a formanda Rafaela Plachta o projeto modificou a sua vida, pois foi por meio dele que ela conseguiu um emprego. “Além de conquistar uma vaga no mercado de trabalho eu também consegui manter contato com outras pessoas com deficiência, tento a oportunidade de trocar experiências com quem enfrenta as mesmas dificuldades que eu. Isso foi muito importante’’, comenta.

O projeto vem se destacando pela capacitação gratuita profissionalizada e personalizada para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Dos 25 formandos, 15 estão empregados e, entre estes, oito são colaboradores da UNINTER.

Edição: Andressa da Rosa

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *