Evento reúne palestrantes das principais áreas do Comércio Exterior

Realizada no dia 24 de agosto, a palestra Da teoria à prática reuniu profissionais das áreas mais importantes do Comércio Exterior, na UNINTER. O evento aconteceu no campus Garcez, em Curitiba (PR).

A conversa, aberta ao público, teve como objetivo trazer noções básicas dos processos de importação e exportação de produtos, desde a documentação, passando pelas legislações de cada país, até chegar ao fechamento do câmbio.

O discurso inicial foi com Adrian Tripoli, gerente de importação e exportação da empresa Lamiwood, que explanou a respeito dos conceitos básicos e gerais do Comércio Exterior. “A ideia foi transmitir aos alunos um pouco da minha experiência de 22 anos no mercado, dando enfoque às ferramentas de negociação para começar um processo de exportação ou importação”, explica Tripoli.

Em seguida, o microfone passou para Kevin Cunningham, formado em Comércio Exterior pela UNINTER e profissional atuante nas empresas Easylog e Ceva Logistics. O egresso explicou questões ligadas ao transporte internacional de mercadorias, como e quando é necessário usar navios ou aviões e quais as implicações legais e financeiras de cada meio.

Depois dele, a fala de Marizeti Fagundes, que atua na área há 17 anos e é responsável, hoje, pela Coordenação dos Desembaraços da filial da Ceva Logistics, em Curitiba. A profissional tem uma carga de conhecimento profissional ligada à legislação do Comércio Exterior que relaciona as leis de cada país, os registros da empresa e toda a parte de inserção do comércio em outros países e culturas.

Por último, Joni Borges, professor da UNINTER, que também atua como gerente de negócios internacionais no Banco do Brasil. “A minha proposta é trazer aos alunos uma explicação básica ligada aos meios de negociação, aos riscos e maneiras de receber os valores da negociação e questões sobre cambio” diz.

Segundo a coordenadora do curso, Ângela Tripoli, em um país que passa por crises econômicas e políticas, os profissionais responsáveis pelas relações comerciais internacionais terão nas mãos cenários diversos quando entrarem o mercado de trabalho. “O Brasil vem se destacando em expansão e ampliação de negócios referentes à importação e à exportação, por isso é importante o contato do futuro profissional com os já atuantes nas áreas, pois sua atuação deverá repercutir no país inteiro” finaliza Ângela.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *