O coronavírus chegou ao Brasil, e agora?

Autor: Benisio da Silva Filho e Ivana Maria Busato*

Officers with U.S. Customs and Border Protection Office of Field Operations screen international passengers arriving at Dulles International Airport in Dulles, Va., March 13, 2020. In response to the coronavirus pandemic (COVID-19) CBP officers have begun wearing personal protective equipment (PPE) as they interact with passengers arriving from foreign countries. Many passengers have also donned PPE to safeguard themselves and others on their travels. CBP Photo by Glenn Fawcett

É compreensível que muito do que é apresentado na mídia sobre o coronavírus (Covid-19), de fato, merece nossa atenção. Porém, é preciso informar também que, mesmo falando de números tão altos de pessoas infectadas, não há motivo para alarmismos.

Os números altíssimos de infectados, considerando todos os países, correspondem a mais de 180 mil casos e 7.400 mortes até o momento que este texto está sendo escrito, por isso precisamos tomar os devidos cuidados. Observando essas informações, é preciso explicar algumas coisas.

A imensa maioria dos indivíduos que fazem parte desses mais de 180 mil casos estão bem de saúde. Afinal, eles já estão curados e seguindo com o curso normal de suas vidas. Eles ficaram “gripados” e há alguns poucos casos confirmados de pessoas assintomáticas, ou seja, que estiveram com o coronavírus e nem ficaram gripadas.

O número de mortes é muito baixo quando analisado o número de pessoas infectadas. Logo, temos a confirmação de que este vírus tem um baixo índice de letalidade quando comparado a outros.

Por ser uma nova cepa (uma variante dos outros coronavírus que existem) ninguém possui imunidade contra ele, daí a razão de um grande número de pessoas que vão ser infectadas e apresentar um quadro de gripe com os sintomas conhecidos: tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e febre durante alguns poucos dias. Lembrando que nem todos vão apresentar todos os sintomas.

O perigo é se a pessoa que foi infectada está dentro do que chamamos grupo de risco. Esse grupo corresponde aos indivíduos com idade a partir de 65 anos e aqueles com idade diferente que apresentem alguma destas condições que debilitem o indivíduo: imunossuprimidos (que apresentem alguma condição que baixe sua imunidade, como quimioterapia por exemplo), asmáticos, pessoas com bronquite, diabetes e hipertensão. Pessoas desse grupo possuem maiores chances de desenvolver a forma mais grave dessa gripe por coronavírus,

Crianças não fazem parte do grupo de risco e esse dado recentemente confirmado pelo CDC (Centro de Controle de Doenças, na sigla em inglês) dos Estados Unidos traz um pequeno alívio em período de preocupações, porém é importante informar que elas transmitem o vírus, por isso, deixá-las com seus avós causa preocupação. Elas podem até não apresentar sintomas e transmitir o vírus para os mais velhos. Escolas estão participando do trabalho de contenção paralisando suas aulas justamente por isso.

O mais importante neste momento é acompanhar os casos que estão sendo confirmados no Brasil e cuidar dos indivíduos do grupo de risco. Não há vacina específica para coronavírus e as vacinas que existem para os outros vírus não funcionam para este. Porém, devemos responder ao chamado da vacinação pois vai prevenir contra doenças muito mais graves, como sarampo, H1N1 e H3N2.

Não há remédios específicos contra o Covid-19, o tratamento é direcionado contra os sinais clínicos. Não há fórmulas milagrosas e nada que grupos secretos estão escondendo. A melhor arma neste momento é a correta informação, boas práticas de higiene, convívio e principalmente, usar as redes sociais para divulgar as informações oficiais dadas pelo Ministério da Saúde. Pior que o coronavírus é apenas o “fakevírus”, que se espalha rápido disseminando terror pelos celulares de indivíduos que não se preocupam com a saúde da população.

* Benisio Ferreira da Silva Filho, coordenador do curso de Biomedicina da Uninter; Ivana Maria Saes Busato, coordenadora dos cursos de Gestão de Saúde Pública e Gestão Hospitalar da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Benisio da Silva Filho e Ivana Maria Busato*
Créditos do Fotógrafo: CBP Photography/WikimediaCommons


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *