Não caia em tentação: 5 dicas para se prevenir e não ser fisgado na grande rede

Autor: Achiles Batista Ferreira Junior*

Em tempos de home office e muito trabalho pela internet, convém chamar atenção a prática do phishing. Afinal, é fundamental entender como você pode ser atraído ou prejudicado por essa prática virtual maldosa.

Nesse processo de isolamento social, as pessoas tendem a buscar algumas recompensas causadas pela insegurança e falta de atenção, e é nesse momento que você tem de ficar super ligado. Então vamos lá, que tal parar um minuto e entender o que é o como funciona essa prática?

Como o nome “phishing” mesmo sugere (em inglês corresponde a pescaria), essa ação ocorre quando se tem o objetivo criminoso de “pescar” informações e dados pessoais (tais como nomes de usuários, senhas e contas bancárias) utilizando do envio de mensagens não reais (fakes).

Para sua prevenção é importante a prudência, logicamente! Porém, é interessante o uso de aplicativos antivírus, (em tempos de corona o trocadilho é importante) e de ferramentas “anti-phishing” gratuitas, tais como: PhishGuard (Firefox ou Internet Explorer) e WOT (Google Chrome).

Atenção redobrada as mensagens e emails que lhe peçam para clicar em links muito generosos. Lembre-se do ditado: “Quando a esmola é demais o santo desconfia”.

Algumas ações na prevenção de phishing:

Pratique bons hábitos online, mantenha atenção 100% e não abra e responda links adicionados a e-mails não solicitados ou nas redes sociais.

 Suas senhas são “sua responsabilidade”, proteja-as!

Evite fornecer suas informações pessoais via telefone ou meios eletrônicos (desconhecidos ou suspeitos).

Em suas sempre verifique a URL do site (endereço).

 Um bom exemplo é sempre verificar a grafia se está 100% correta (se tiver , Ok!).

Por fim, NÃO EXISTE CAFÉ GRÁTIS. Desconfie sempre de promoções mirabolantes ️.

* Achiles Batista Ferreira Junior é professor de Marketing e Marketing Digital da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Achiles Batista Ferreira Junior*
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *