Habilidades incríveis para ter sucesso profissional

Autor: Evandro Tosin - jornalista

Você já deve ter ouvido falar da prática das soft skills (habilidades comportamentais) e hard skills (habilidades técnicas) em processos de recrutamento e seleção nas organizações. Mas, cada vez mais os recrutadores passam a observar novas habilidades nos currículos e durante entrevistas de emprego.

As chamada mad skills, ou habilidades incríveis, se referem a passatempos, preferências ou experiências pessoais que podem ser de grande valia para as empresas. E ainda mais, são importantíssimas para sair em vantagem na seleção.

O debate sobre como aplicar essas habilidades na gestão de carreira foi discutido no dia 26 de setembro, durante transmissão ao vivo realizada pela Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter. O evento foi realizado em homenagem ao “Dia Mundial do Turismo” – comemorado em 27 de setembro, e ao “Dia Internacional do Profissional de Secretariado” que ocorreu em 30 de setembro.

O encontro foi organizado pela coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Uninter, Grazielle Maccoppi, em parceria com os cursos de Tecnologia em Secretariado e Tecnologia em Assessoria Executiva Digital da Uninter, que estão sob a coordenação de Adriana Czjakowski. As professoras-tutoras Flávia Fernandes e Rafaela Almeida também contribuíram para o sucesso do evento.

A professora e mentora de capital humano da Éos Inovação – empresa que desenvolve consultoria em advocacia – Erika Lotz, foi convidada para falar sobre as habilidades incríveis.

Ela destacou como interesses pessoais, como a paixão pela música, a prática de um esporte ou voluntariado podem ser fatores decisivos para conseguir um novo emprego ou uma oportunidade de trabalho.

“Os hobbies podem considerados habilidades incríveis. Pintar, dançar, cantar, acampar, nadar e etc. Existem pessoas que são neuroatípicas e neurodivergentes, é muito comum que essas pessoas tenham desenvolvido habilidades únicas”, explica Erika.

“As habilidades desenvolvidas por meio de hobbies, que parecem distantes do mundo do trabalho, ganham notoriedade na Europa e no EUA (Vale do Silício) e emergem como uma nova tendência que poderá se tornar um critério-chave para a seleção de profissionais. O mundo tem nos desafiado no ambiente de trabalho com situações que jamais a gente enfrentou”, complementa a mentora de capital humano.

A primeira e maior empresa em recrutamento especializado Robert Half, criada em 1948, com sedes na Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania, orienta que os profissionais precisam realçar as Mad Skills nos currículos. A tendência de contratação de profissionais com altas habilidades já é amplamente praticada na Europa e nos Estados Unidos, e vem ganhando espaço no mercado de trabalho brasileiro. Por isso, são fatores imprescindíveis na hora da escolha dos candidatos.

Segundo a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Uninter, Grazielle Ueno Maccoppi, a temática inovadora traz benefícios para qualquer profissional da área de gestão. “O Dia Mundial do Turismo é a data comemorativa da área, que tem a intenção de promover reflexão e reconhecimento sobre os profissionais que atuam com o turismo, mas sobretudo sobre o fenômeno do turismo. Entende-se que a data comemorativa é um movimento global que tem a intenção de ampliar a compreensão sobre o turismo e sua complexidade”, afirma Grazielle.

Ainda de acordo com Grazielle, além de ser uma atividade de desenvolvimento econômico, o turismo possui benefícios de desenvolvimento humano, social, cultural, ambiental e até ferramenta de autoconhecimento. “O dia 27 de setembro, é um símbolo de reconhecimento amplo das potencialidades envoltas ao turismo. Neste contexto de reconhecimento e valorização, o conhecimento sobre as habilidades incríveis é uma oportunidade e um diferencial aos nossos alunos”, relata.

Segundo a coordenadora dos cursos de Tecnologia em Secretariado e Tecnologia em Assessoria Executiva Digital da Uninter, Adriana Czajkowski, a temática sobre as habilidades incríveis foi uma escolha assertiva. Cada profissional tem as suas singularidades, hobbies, interesses e experiências que devem ser valorizados no mundo do trabalho. Não podemos nos esquecer que atividades praticadas no tempo livre, além de habilidades incríveis, são importantes para a vida pessoal e profissional.

“O objetivo foi abordar uma temática inovadora para se promover um momento diferenciado aos alunos. Assim, eles poderiam compreender o conceito de habilidades de modo mais abrangente. Ficamos surpresas com a repercussão positiva da live, aliada a participação de alunos, professores e profissionais de diferentes áreas”, comenta Adriana.

“É importante homenagearmos todos os profissionais de Secretariado que possuem o perfil dinâmico e proativo, os quais atuam em diferentes atividades relacionadas com a assessoria, organização de processos administrativos, gestão da informação, rotinas secretariais, liderança de equipes de trabalho e gestão de setores específicos”, relata Adriana.

Confira exemplos de Mad Skills

Instrumento Musical: criatividade, disciplina, atenção, concentração, foco e habilidades motoras finas;

Esporte Coletivo: trabalho em equipe, liderança e habilidades de comunicação;

Esporte Individual: foco, atenção, tomada de decisão, resistência e superação;

Fotografia: habilidades de observação, criatividade e atenção aos detalhes;

Novo idioma: adaptabilidade, habilidades de comunicação e abertura para novas culturas;

Artesanato: habilidades manuais, criatividade e atenção aos detalhes;

Voluntariado: empatia, habilidades de liderança e trabalho em equipe;

Programação/Computadores: habilidades técnicas, pensamento lógico e resolução de problemas;

Jardinagem: habilidades práticas, paciência e perseverança;

Dança: disciplina, trabalho em equipe e habilidades motoras;

Xadrez: concentração, foco, atenção, estratégia e projeção de cenários;

Artes Marciais: disciplina, foco, atenção, autocontrole e tomada de decisão;

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *