Flávio Arns participa de reunião do SIANNE na UNINTER

O Serviço de Inclusão e Atendimento ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (SIANNE), do Centro Universitário Internacional UNINTER, com apoio da Associação dos Surdos de Curitiba, promoveu no dia 19 de abril, uma reunião para apresentar um projeto realizado por um grupo de pessoas surdas, que tem como objetivo encontrar maneiras para melhorar a qualidade no atendimento médico de pessoas com deficiências auditivas.

‘’O foco do projeto é a obtenção de apoio das autoridades estaduais e municipais para a criação de Centrais de Libras nos hospitais e postos de saúde’’, explica Leomar Marchesini Zuravski, coordenadora do SIANNE.

O momento contou com a participação do Secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná, Flávio Arns, que ressaltou a importância de debater sobre o tema. ‘’É necessário compreender por meio de interação e dialogo, as dificuldades enfrentadas por essas pessoas, para que possamos melhorar a comunicação nos postos de saúde’’, diz.

Foi aberto um espaço para que os realizadores do projeto pudessem expor as dificuldades enfrentadas por eles nos atendimentos médicos. Uma de suas reivindicações é a necessidade em ter intérpretes de Libras para a mediação linguística entre a pessoa surda e o médico durante as consultas.

‘’O momento mais importante dessa reunião foi escutar a comunidade surda. Existe um ditado na área de pessoa com deficiência que diz ‘’nada sobre nós, sem nós’’, por isso é necessário entender o que os surdos pensam e o que eles querem’’, comenta o Secretário.

Arns se prontificou em realizar articulações com as demais secretarias do estado, para viabilização do atendimento das reivindicações. ‘’Estou aqui para entender de que maneira posso ajudar para que a realidade dessas pessoas melhore’’, finaliza.

Confira como foi a entrevista com Flavio Arns.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *