Está com dúvidas? Chame a turma da Central

Autor: Barbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

Os recém-chegados no ensino superior sempre ficam cheio de dúvidas: o que estudar, quando são as provas, quais são os prazos, e por aí vai. A nova rotina pode ser muito agitada, e faz com que até mesmo os alunos veteranos sofram com esses questionamentos que surgem no dia a dia. É por isso que a Uninter conta com um setor destinado a realizar o atendimento dos alunos em todas as fases do curso.

A Central de Mediação Acadêmica (CMA) foi criada em 5 de maio de 2016, conforme a Resolução 118/2016 do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), para ser um órgão suplementar de apoio acadêmico da Uninter.

Sob a coordenação de Helenice Ramires Jamur, a CMA é responsável por fazer a orientação acadêmica dos alunos e está estruturada com uma equipe multidisciplinar de aproximadamente 90 integrantes. Essa interdisciplinaridade é de suma importância devido à diversidade de alunos, pertencentes aos mais variados cursos, que são atendidos diariamente na Central.

Desde o início de 2019, a Central já atendeu 534 mil chamadas, sendo a maior parte delas inicializadas pela atendente virtual Nina (74%). Este atendimento pré-programado tem uma taxa de retenção de 83% e auxilia no trabalho dos colaboradores do setor. O horário do funcionamento da Central é das 8h às 21h30, mas o aluno pode falar com a CMA a qualquer momento através do atendimento online.

“A equipe é responsável por realizar o acompanhamento e tratativa dos alertas gerados ao longo da trajetória acadêmica dos estudantes, incluindo orientação, incentivo e auxílio aos polos na utilização da ferramenta de fidelização, visando prevenir a evasão dos alunos por meio do acompanhamento e monitoramento do desempenho acadêmico de cada um”, explica a coordenadora da equipe de Fidelização do CMA, Renata Gabriele dos Santos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os integrantes do departamento estão divididos em três equipes de atuação:

Equipe de acolhimento

Quando inicia seus estudos na Uninter, o calouro é recepcionado e passa a ser acompanhado pela equipe responsável pelo acolhimento. Criada em 2018 com o propósito de atender aos alunos que estão cursando seu primeiro módulo na instituição, busca passar as orientações necessárias até que todos estejam adaptados com a rotina acadêmica e o sistema de ensino.

Equipe de fidelização

Após finalizar o primeiro módulo do respectivo curso, o aluno passa a ser atendido pela equipe de fidelização. Estes atendimentos têm como objetivo orientar os alunos com relação a qualquer questão acadêmica, bem como incentivá-los a continuar estudando.

As taxas de evasão no ensino superior brasileiro vêm se mantendo constantes nos últimos 15 anos. Em 2018, nos cursos de educação a distância o índice chegou a 36,6% na rede privada (Mapa do Ensino Superior). Visando fugir desta estatística, a equipe de fidelização monitora o desempenho acadêmico de cada aluno e entra em contato para mantê-lo ativo nos estudos.

Equipe de atendimento online

Esta equipe faz o atendimento personalizado para cada aluno, em tempo real, através de um chat online. Primeiro, o aluno que solicitar apoio falará diretamente com a atendente virtual Nina. Caso necessite de mais informações, será redirecionado para um dos atendentes.

Além destas equipes, a CMA inaugurou há pouco mais de 3 meses o atendimento via chat para os polos de apoio presencial da educação a distância da Uninter em todo o país. Neste caso, um representante do polo acessa o chat, se identifica e conversa em tempo real com um orientador acadêmico da CMA de Fidelização.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo


2 thoughts on “Está com dúvidas? Chame a turma da Central

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *