Compliance chega para reafirmar a ética e a integridade da Uninter

Autor: Caio Brenner - Estagiário de Jornalismo

Quando observamos o dia-a-dia de uma grande empresa, é possível notar a diversidade de setores que são necessários para seu bom funcionamento. Uma administração financeira eficiente, um ótimo relacionamento entre os colaboradores e uma infraestrutura atualizada são alguns dos aspectos mais evidentes para definir uma empresa como exemplo de qualidade em seu segmento.

Mas qual é a maior marca que uma empresa pode ter em um mercado tão acirrado quanto o da educação? A resposta é a confiabilidade, pois mais do que uma boa estrutura à disposição dos estudantes, acompanhada de um corpo docente engajado, é preciso ser reconhecida como uma empresa idônea, capaz de garantir um ambiente saudável para todos os envolvidos, onde se oferecem as condições ideais para aprender.

Pensando nisso, a Uninter está implantando em 2019 um novo programa de integridade, o Compliance Empresarial. O objetivo do novo modelo é firmar ainda mais o seu compromisso com a integridade e a ética em suas relações acadêmicas, assim como estabelecer um novo modelo de relacionamento público e privado.

O termo ‘compliance’ tem sua raiz no verbo inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma regra ou instrução. Desse modo, estar em compliance significa estar dentro das regras e normas da instituição, sejam elas internas ou externas.

O evento de lançamento do Compliance Empresarial ocorreu na unidade Mossunguê da Uninter, com a presença do reitor Benhur Gaio, do vice-reitor Jorge Bernardi, assim como de todos os diretores das cinco escolas superiores da instituição. Na ocasião, o vice-diretor executivo Marco Antônio Eleutério falou da importância desta iniciativa num momento em que as corporações precisam ser cada vez mais transparentes em sua atuação.

Após o café de boas-vindas, todos ouviram a apresentação do chanceler da Uninter, professor Wilson Picler. Com uma fala bem-humorada, Picler afirmou a importância de a Uninter ser reconhecida pela qualidade da educação que oferece, hoje comprovada pelas várias notas máximas obtidas nas avaliações do MEC para as modalidades de educação a distância, assim como pelo ótimo retorno avaliativo feito pelos alunos das modalidades presencial e semipresencial.

O novo parceiro da Uninter e responsável pela implantação do modelo de integridade é o grupo Pironti, que foi representado no evento por seu sócio fundador, o advogado Rodrigo Pironti Aguirre de Castro. Em sua apresentação, ele explicou todo o processo de estruturação e adaptação do programa, tanto para as áreas administrativas da empresa quanto a parte ética que será exigida por parte dos funcionários.

“Este evento inicial marca o lançamento do programa de integridade, chamado de Programa de Compliance da Uninter. Este programa tem diversas fases que serão seguidas na sua implantação, com o objetivo de trazer procedimentos éticos e de integridade para os vários processos utilizados dentro da Uninter”, explica Pironti.

Em sua conclusão, o advogado fez questão de enfatizar que o processo não se trata somente de fiscalizar ou cobrar os setores a partir de uma visão empresarial, mas que o programa tem como objetivo um acompanhamento mais próximo de todos os setores e funções para auxiliar no seu melhor desempenho, buscando, por meio de treinamentos, agir na prevenção de problemas do cotidiano acadêmico e administrativo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caio Brenner - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Caio Brenner - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *