Curitiba sedia o maior evento do país de pós-graduação em Direito

Alice Gonçalves – Estagiária de Jornalismo

Curitiba sediará de 7 a 10 de dezembro o maior evento de pós-graduação em Direito do Brasil, o 25º Congresso do CONPEDI. Promovido pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, o evento terá como temática Cidadania e Desenvolvimento: O papel dos atores no Estado Democrático de Direito. Participarão do encontro acadêmicos e profissionais de todo o país.

Professora do curso de Mestrado em Direito da UNINTER, Andreza Baggio explica que o congresso do CONPEDI reúne pesquisadores de todo o país e de todos os programas de mestrado e doutorado para tratar de questões relevantes à área. Palestras, painéis, reuniões, apresentação de pôsteres e artigos são algumas das atividades que compõem o cronograma do evento.

Este é o momento em que, a cada ano, grandes nomes do Direito contribuem com as discussões para avaliar e avançar nas práticas profissionais. Também é o momento em que trabalhos de destaque nessa área são selecionados para serem apresentados ao público. Cinco mestrandos em Direito da Uninter tiveram artigos selecionados para o congresso: Antoine Kamel, Bernardo Bechtlufft , Karla Knihs ,Eduarda Lemos e Carolina de Quadros.

Andreza Baggio ressalta que os trabalhos aprovados para apresentação no CONPEDI ganhão destaque nacional, demonstrando a seriedade das pesquisas desenvolvidas pelos alunos. “A democracia é tema atual e relevante para toda a sociedade. Cabe aos alunos de pós-graduação o desenvolvimento de pesquisa séria e comprometida com os conceitos de democracia, cidadania, inclusão social e protagonismo para o fortalecimento do debate a respeito desses assuntos”, diz. “É no stricto-sensu que se formam pensadores, doutrinadores, enfim, a ciência se produz verdadeiramente em eventos dessa natureza”.

Lista de trabalhos aprovados da UNINTER:

  • Antoine Kamel

Artigo: Supremo Tribunal Federal e decisões extraconstitucionais: (falta de) parâmetros e o recurso extraordinário 580.252/MS

Artigo:  A colaboração no código de processo civil de 2015 e a distribuição dinâmica do ônus da prova (em coautoria com Tiemi Saito).

  • Bernardo Bechtlufft

Artigo: O olhar positivista e a ingenuidade historiográfica: crítica das fontes de pesquisa em história do direito.

  • Karla Knihs

Artigo:  O benefício de amparo assistencial ao idoso e a pessoa com deficiência (Loas) e a vinculação da administração pública aos precedentes do STF.

  • Eduarda Lemos

Artigo: O compromisso estatal com a política econômica no Estado Capitalista.

  • Carolina de Quadros

Artigo: O princípio do contraditório e reflexos na efetivação de direitos no processo trabalhista.

 

Para mais informações acesse o site do CONPEDI.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *