Consultoria amplia mercado de trabalho para cientistas políticos

Luiz Henrique Torrens – Estagiário de Jornalismo

Além das propostas de trabalho, a imagem transmitida por um político é fator decisivo para conquistar o eleitorado. A fala, os gestos, o modo de falar ou de se vestir podem ajudar ou atrapalhar quem disputa ou já exerce um cargo eletivo. Cabe ao consultor zelar pela imagem do político, gerenciar a campanha em caso de eleição e orientá-lo a se manter fiel às suas propostas.

A consultoria é um serviço com uma sistemática de trabalho bem definida. Enquanto na assessoria o consultor fica o tempo todo à disposição do assessorado, na consultoria há uma rotina pré-agendada de reuniões de trabalho, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo.

Para conhecer os caminhos da profissão, graduandos e egressos do curso de Ciência Política do Centro Universitário Internacional UNINTER visitaram em setembro a empresa de consultoria política Barral M. Jorge, de Brasília. A visita fez parte das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo núcleo de pesquisa do curso, com o objetivo de qualificar os graduandos e egressos para o mercado da política.

“A visita técnica mostrou que as empresas de consultoria política na área de relações governamentais estão contratando cientistas políticos, o que vai ao encontro do que revelam nossas pesquisas sobre o mercado de trabalho para o cientista político”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Prática em Ciência Política (NuPP-Cipol), Audren Azolin, que acompanhou os alunos na visita.

Edição – Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *