Como cuidar dos cabelos no verão?

Autor: Luiz Garcel Jr. – Estagiário de Jornalismo

Cabelos ao vento, sol, praia, cloro, calor e água do mar: como evitar fios ressecados e quebrados? Além dos cuidados com a pele, é importante usar protetor solar específico para os fios e seguir as recomendações do fabricante do produto, assim como retirar o excesso no final do dia e fazer uma hidratação profunda pós a exposição prolongada.

Penteados como coques, tranças e rabo de cavalo diminuem a exposição, mas é preciso tomar cuidado na hora de prendê-los de forma que não fiquem muito apertados para não quebrar os fios. Ao lavar os cabelos, evite água muito quente, pois isso favorece a queda. O uso de secador deve ser evitado, assim como prancha, escova rotativa e babyliss. As recomendações são da coordenadora do curso de Tricologia e Ciência Cosmética da Uninter, Patrícia Rondon Gallina.

Já a tutora do curso, Emily Souza, recomenda fazer o corte regular para remover pontas duplas e fibras ressecadas. “Aproveite o verão para fazer um corte mais curto para proporcionar uma sensação de frescor”, diz.

Mas o que é tricologia capilar? É uma especialização, dentro da medicina, voltada para deixar o cabelo saudável. O termo designa o estudo da formação, das características e doenças que acometem os cabelos e pelos corporais. O curso, recentemente lançado pela instituição, é voltado para os cuidados e tratamento dos cabelos e couro cabeludo. “É uma área promissora que tem uma grande procura”, diz Emily.

O aspecto dos fios de cabelo está ligado com a autoestima, e muitas pessoas sofrem com problemas capilares para os quais não dão a devida atenção. A calvície é um dos exemplos mais comuns. Segundo pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Cabelos (SBC), aproximadamente 42 milhões de brasileiros sofrem com essa complicação.

A queda de cabelo provocada pela calvície tem duas origens principais: genética e hormonal. Quem tem pouco cabelo ou as pessoas calvas devem usar o protetor solar fator 30 ou bloqueio físico, como chapéus ou bonés. “Aderir a um cronograma capilar, uma rotina de cuidados que envolve hidratação, nutrição e reconstrução dos fios ou seja: é preciso avaliar o aspecto do cabelo e determinar a intensidade da aplicação de cada tratamento”, reforça a professora Patrícia.

Uma alimentação saudável é fundamental para a saúde capilar, como o consumo de frutas, saladas e legumes vão fornecer aos cabelos nutrientes necessários para crescer forte e saudável.

Os cuidados com o cabelo e o couro cabeludo foi tema do programa Saúde em Foco, da Rádio Uninter, em 21 de novembro.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Luiz Garcel Jr. – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: LuidmilaKot/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *