Mostra Brasileira de Foguetes estimula ciência aos jovens

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

A solenidade de premiação da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) aconteceram no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, em Curitiba (PR), no dia 17 de novembro de 2023. Na capital paranaense, foram contabilizadas 261 crianças medalhistas na OBA 2023.

A OBA e a MOBFOG são eventos nacionais organizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) para difundir o conhecimento científico e astronômico. Em Curitiba, foram realizados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Uninter e a Fundação Wilson Picler (FWP).

Com o intuito de homenagear professores e estudantes pelo excelente desempenho, mais de 300 alunos, de 30 escolas diferentes, se reuniram para prestigiar os colegas e também realizar o lançamento dos foguetes que construíram.

Secretária municipal de Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila afirma que o centro universitário é um grande promotor do conhecimento e preza pela produção de ações de ensino, pesquisa e extensão. A profissional esteve presente na abertura do evento, junto com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias da Uninter e diretor técnico da FWP, Luciano Frontino de Medeiros, e o professor de Física Daniel Guimarães Tedesco.

“Esse evento vem coroar o trabalho em parceria que temos da Secretaria de Educação com a Uninter, nesse fortalecimento dos nossos grandes cientistas, que são as nossas crianças nessa área da Astronomia e da Astronáutica. Nós queremos sempre dar visibilidade aos nossos estudantes e às nossas crianças nessa área. Fortalecer esse trabalho em que a ciência é a nossa grande rainha”, declara Maria Sílvia.

O professor Luciano conta que a parceria entre as instituições acontece desde 2017, na época com organização do saudoso professor Germano Bruno Afonso (in memoriam). Foi por meio do professor Germano que se iniciou o intenso trabalho de aprofundamento do conhecimento e vivências etnoastronômicas. “Foi nosso grande mentor, e a parceria com a Uninter deu frutos incríveis que são joias na nossa rede”, destaca a professora Kelly Aguiar, responsável pela área de Práticas de Ciência e Tecnologias da SME.

“As instituições estão ajudando na promoção da ciência. São várias escolas participando, a nossa presença vem justamente no sentido de amparo à ciência, desse fomento já nas escolas fundamentais para que a ciência faça parte desses aluno e do dia a dia na escola, de maneira que eles fiquem bastante motivados para poder participar destes eventos. […] Podemos ver o sucesso que é a participação das crianças e escolas de uma maneira bastante significativa”, garante o coordenador.

De acordo com a SME de Curitiba, o fortalecimento com o incentivo à participação da OBA e MOBFOG é a ampliação das aprendizagens dos estudantes e a garantia da qualidade da educação. Responsável pelos projetos de Segurança Planetária e o Observatório Remoto de Campos dos Goytacazes da FWP, o professor Daniel diz que é “muito bonito” ver os curitibinhas participando da iniciativa, no sentido de tornar o aprendizado significativo e se divertir com a ciência, que é objeto de estudo e profissão dos físicos.

“É sempre um prazer ver tanta criança [interessada em ciência]. […] Ver as crianças olhando para o céu ou lançando um foguete é muito gratificante. É o começo de um trabalho que pode, porventura, fomentar essas crianças a se tornarem cientistas de fato, ou voltar esse conhecimento para a sociedade de certa forma. E obviamente termos como alunos também na Uninter nos nossos cursos de exatas, porque o trabalho aqui não é só um fomento na área de astronomia, mas da ciência de forma geral”, conclui Daniel.

Ao final da premiação, tanto de manhã quanto à tarde, os estudantes que participaram da solenidade puderam realizar o lançamento dos foguetes que construíram para a MOBFOG.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen e Natália Schultz Jucoski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *