Estudantes de Educação Física auxiliam Campeonato Mundial de Punhobol

Autor: Evandro Tosin - Jornalista

O Campeonato Mundial de Punhobol ocorreu entre os dias 19 e 22 de outubro, em Curitiba (PR). Com participação de mais de 250 atletas nas categorias masculina e feminina, clubes da Alemanha, Áustria, Suíça e do Brasil disputaram a maior competição da modalidade no Clube Duque de Caxias, no bairro Bacacheri. Para a realização do campeonato, a Federação Internacional de Punhobol (IFA) e a Federação Paranaense de Punhobol contaram com o suporte de 17 acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Uninter, que atuaram em diversas funções.

Para o coordenador da área de Linguagens Cultural e Corporal da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL), Marcos Ruiz, os estudantes de Educação Física tiveram a possibilidade de conhecer melhor sobre o esporte, ter contato com atletas de alto rendimento e apreender diversas particularidades da organização de um evento neste porte.

“À medida que o acadêmico é inserido em situações práticas de sua área de formação, ele aprofunda sua aprendizagem sobre o mercado de trabalho e conhece com mais detalhes as particularidades de cada área”, comenta o coordenador.

Estudante de Educação Física, Dafne Sampaio foi voluntária e participou em diferentes atividades. “Anotava a pontuação no sistema de placar, preenchi a súmula e fui árbitra na linha de fundo. Marcava quando a bola ia fora ou dentro com a bandeira”, relata.

Além disso, ela destaca a importância da atividade na prática e o networking com profissionais da área. “Foi interessante conhecer o Clube Duque de Caxias, já que nunca havia entrado lá. Conhecer os bastidores de um novo esporte que não é tão divulgado no Brasil. Nunca havia sido árbitra de nenhum jogo”, comenta Dafne.

O aluno João Brugnera destaca que a função de auxiliar de arbitragem foi uma experiência relevante. “Não é todo dia que se tem a oportunidade de participar de um campeonato mundial de alguma modalidade esportiva. Eu gosto muito dos esportes coletivos. Não conhecia as regras e nem sabia da existência do punhobol. Gostei de saber que se trata de um dos esportes mais antigos do mundo, que é o ‘pai’ do vôlei. E ainda saber que tem grande apelo popular em países da Europa. Me tornei um fã deste esporte”, relata. 

O punhobol é um esporte coletivo e semelhante ao voleibol. Em alemão, faust significa punho e ball, bola. Na língua inglesa, ganhou o nome de fistball. Entre algumas diferenças na forma de jogar, encontramos a dimensão do campo com 50m x 20m, separado ao meio por uma rede. Não há rodízio de jogadores em campo.

Cada equipe pode entrar em campo com cinco atletas, três reservas. O contato com a bola é realizado com o punho fechado, podendo, a cada toque de um jogador, ter um quique no chão, limitando a três toques cada jogada. O objetivo é rebater por cima da rede, dificultando a devolução do adversário. Cada erro contabiliza um ponto. As defesas só podem ocorrer com o antebraço. No punhobol existem quatro fundamentos básicos: saque, defesa, passe e batida. O esporte pode ser praticado em ginásios, colégios e campos de futebol.

O esporte chegou ao Brasil por meio de imigrantes alemães, sendo praticado em diversos clubes do país. Ficou conhecido nos estados do Sul do Brasil, já que os clubes se organizaram para torneios e amistosos. Na categoria masculina, a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (RS) sagrou-se campeã pela oitava vez no Campeonato Mundial de Clubes de 2023. No feminino, a equipe da cidade alemã de Schneverdingen ganhou a competição.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *