As expectativas para 2021 no mundo dos negócios

Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia

A pandemia do novo coronavírus criou necessidades específicas de capacitação profissional, exigindo novas estratégias de atuação nas áreas financeira, logística e de recursos humanos. Em 2021, especialistas acreditam que teremos um ano de transição, dependendo dos impactos da vacinação.

“A pandemia trouxe questões a serem pensadas tanto em capacitações quanto em treinamentos. Nós vimos como a educação a distância foi fundamental”, comenta Oriana Gaio, professora e tutora dos cursos de Gestão de Recursos Humanos da Uninter. Desde o início da pandemia, vimos a necessidade de ter profissionais capacitados na área da saúde em todo o planeta, como enfermeiros intensivistas e médicos com experiência em UTI. E também a necessidade de profissionais de logística para o transporte de produtos que são considerados cargas perigosas, que tenham risco de explosão, como nitrogênio, oxigênio etc.

Na primeira edição do programa programa Negócios e Tendências deste ano, transmitida ao vivo pela Rádio Uninter, no dia 22.fev.2021, pelo Facebook e Youtube, professores da pós-graduação da área de negócios conversaram sobre o tema “O mundo dos negócios e a vacina: quais são as expectativas”. O bate-papo contou com os professores Alexandre Francisco de Andrade, Aline Eberspacher, Caroline Brasil, Cláudia Pampolini e Oriana Gaio, coordenadores de cursos de pós-graduação da área de negócios da Uninter.

Andrade comentou sobre os desafios quanto à economia e à atividade comercial no país, mesmo com o início da vacinação. “No primeiro trimestre, ainda vejo o período de isolamento, uma parada de parte do comércio. O carnaval está sendo evitado, cancelado. Não vamos ter aquele retorno do dinheiro gasto ‘comemorando’ em determinadas regiões pelo Brasil, e tendo esse retorno para o município”, relata Andrade.

Outro fato que influencia o mundo dos negócios, no Brasil e em todo o planeta, é o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em relação a acordos comerciais e exportações. Andrade avalia que o momento é de expectativas positivas, mas ainda repleto de incertezas: “Estamos iniciando 2021 com ótimas notícias, por exemplo, o início das vacinações. Em contrapartida, temos muitas empresas em dificuldades e o fisco vai pedir falência de muitas companhias. Estamos ainda presenciando o fechamento de muitas lojas devido às reduções operacionais e queda nos resultados, principalmente as grandes redes. Outros negócios comerciais estarão apostando em modelos de vendas e-commerce e por drive-thru. Então, o 2º trimestre ainda terá os reflexos do 1º trimestre, mas apresentará um bom desempenho comparado aos últimos meses, para demanda de bens de capital e de bens duráveis. Podemos assim ter uma economia em processo de fortalecimento para o 3º trimestre. O consumidor vai voltar à ativa. Veremos um retorno gradativo para as atividades presenciais. No quarto trimestre o cenário é de retomada das vendas. Uma base de fortalecimento para 2022”.

Segundo o Boletim Focus, divulgado no último dia 15.jan.2021, a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil é de 3,45% nesse ano. A grande aposta das empresas são os negócios digitais e o empreendedorismo, além do investimento em big data, opções de pagamento com PIX, segurança de sites e sustentabilidade.

Durante a transmissão ao vivo houve participação de ouvintes, entre eles Fernando Tomaz, que é gestor de polo da Uninter de Caldas Novas (MG). Ele comenta: “Foi um ano de nos reinventarmos, alcançar os objetivos de formas diferentes. A EAD de qualidade e como o método correto de ensino, aplicado nas diferentes áreas, foi muito importante”, afirma.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *