Estudantes promovem concurso nacional de poesia

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

Uma parceria entre estudantes dos cursos de Relações Internacionais da Uninter e de Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) busca despertar o lado poético dos universitários. O 1º Concurso de Poesia da Faculdade de Direito da UFPR está com inscrições abertas até 30 de março, com o intuito de falar sobre direitos humanos em versos e rimas.

“Escolhi o tema de direitos humanos porque é um assunto que a maioria das pessoas não compreende exatamente. Então, fazer poesia sobre esse tema é uma forma de estimular o interesse pelo assunto”, comenta José Almir da Luz Júnior, aluno da Uninter e um dos organizadores do evento. “Em um momento em que o Covid-19 muda a rotina das sociedades, é importante que cada pessoa tenha noção sobre sua humanidade, dignidade e sobre o valor da vida.”

O tema pode ser apreciado em diferentes estruturas, como haikai, trova, soneto e poema concretista. A banca julgadora, formada por alunos de Jornalismo e Relações Internacionais da Uninter e de Direito da UFPR e PUC-PR, irá avaliar os textos com base na criatividade de seus autores e em aspectos que os diferenciem da prosa. É necessário que o interessado esteja matriculado em uma instituição de ensino superior, com limite de uma poesia inscrita por aluno e com uma página de extensão.

O concurso é dividido em duas categorias de participação: nacional, voltada a alunos de graduação de qualquer local do país; e regional, direcionada a estudantes residentes em Curitiba (PR) e sua região metropolitana. Os três primeiros lugares da disputa nacional receberão como prêmio o livro “O Direito Internacional Humanitário”, de Leonardo Estrela Borges, e um certificado de participação. Já na categoria regional, os três primeiros lugares receberão certificado de participação e uma homenagem no salão nobre da faculdade de Direito da UFPR. A cerimônia está prevista para novembro, dependendo da situação do coronavírus, e contará com 15 menções honrosas atestando a participação de outros trabalhos notáveis.

Para conferir as regras e mais informações sobre o evento, consulte o edital do concurso. Em caso de dúvidas, entre em contato pela página do Facebook do certame.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


1 thought on “Estudantes promovem concurso nacional de poesia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *