Acadêmico de Jornalismo, Roger Moura faz história em Santa Catarina

Antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho, é comum fazer planos e conversar com os amigos e familiares sobre a profissão que gostaria de seguir. Quem já não ouviu a frase “O que você quer ser quando crescer?” Escolher uma profissão para o resto da vida não é tarefa fácil.

Roger Moura, 42 anos, tinha o sonho de ser militar, mas uma visita a uma emissora de rádio ainda adolescente o fez mudar de ideia. Sem imaginar que a escolha o traria ótimos resultados no futuro, o atual comunicador foi indicado este ano para concorrer ao prêmio dos Melhores Narradores Esportivos de Santa Catarina, e classificou-se entre os 5 melhores do estado.

Trabalhando na rádio desde os 14 anos de idade, Roger está no segundo ano do curso de Jornalismo da Uninter, na modalidade de educação a distância, vinculado ao polo de apoio presencial em São Miguel do Oeste (SC). Sua carreira teve início com uma oportunidade de trabalhar como operador de áudio. “Me ouviram um dia falar no microfone brincando dentro do estúdio, e o diretor da época me pediu para gravar pilotos de programas de rádio. Comecei a fazer locuções a noite com 16 anos de idade”, explica Roger.

Atualmente exercendo a função de narrador esportivo, noticiarista e comunicador na Rede Peperi de Comunicação, suas influências vieram de radialistas como Osmar Santos, Armindo Antônio Ranzolin e Eli Côrrea. “Eram locutores de nível nacional que eu gostava muito de ouvir”, afirma.

Nominado como Microfone de Ouro, que é uma homenagem aos destaques da Comunicação Catarinense, o prêmio do qual Roger foi indicado acontece a cada dois anos, promovido pela Associação Catarinense de Rádio e TV (ACAERT), sendo o mais importante em termos de veículos de comunicação em Santa Catarina.

Em 2006, Roger já havia sido indicado como um dos três melhores comunicadores de rádio do estado na categoria “Locutor Apresentador”, e, segundo ele, são cinco profissionais escolhidos entre 300 e 400 inscritos. Todas as emissoras de Santa Catarina participam, e são incluídas várias categorias que envolvem diversas funções dos profissionais de comunicação.

“Sinceramente, eu não esperava ser um indicado do prêmio. Eu enviei de última hora uma gravação do campeonato catarinense como material para concorrer, e acabou sendo escolhido”, afirma. De acordo com ele, o prêmio é um incentivo para o seu trabalho “O meu objetivo daqui para frente é continuar trabalhando cada vez mais e melhor. Sou uma pessoa muito motivada, então eu quero atuar cada vez mais na minha profissão e buscar novas oportunidades em termos de transmissão esportiva”.

Além de integrar a Uninter como estudante, Roger, que também é vendedor de publicidade, ministrou um curso de oratória para os acadêmicos da instituição, que teve como objetivo desenvolver habilidades de preparação de discursos, naturalidade, marketing pessoal e comunicação, além de apresentar exercícios práticos.

“Fui convidado pela Uninter para fazer o curso de oratória e foi muito legal, me ofereceram a estrutura e o curso foi muito bem comentado em São Miguel do Oeste. Eu estou muito feliz dentro da Uninter, é uma instituição fantástica e o polo de São Miguel tem pessoas maravilhosas”, conta, acrescentando que possuí planos para mais cursos em breve.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *