Uninter renova convênio de internacionalização acadêmica com a Universidade de Málaga

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

A internacionalização acadêmica é uma das etapas mais enriquecedoras de uma formação superior. O contato com novas práticas em uma cultura distinta é um ponto expressivo no currículo universitário, destacando-o no mercado de trabalho com a experiência internacional.

O departamento de Internacionalização da Uninter é responsável pela parceria da instituição com outras universidades ao redor do mundo e pelos programas de intercâmbio do centro universitário. Uma dessas colaborações é o convênio bilateral com a UMA (Universidade de Málaga), da Espanha, ativo desde 2012 e recentemente renovado até 2025.

O convênio é sustentado sobre os três principais pilares da educação superior: ensino, pesquisa e extensão. O primeiro consiste em intercâmbios regulares entre estudantes das duas instituições. O segundo diz respeito ao trabalho de grupos de pesquisa dos dois centros, compartilhando bases de dados para pesquisas e publicações conjuntas. O último compreende o trânsito de docentes das duas instituições para fazerem cursos, participarem de palestras e demais eventos acadêmicos.

Por meio da parceria com a UMA, 15 alunos já participaram do intercâmbio, sendo 14 da Uninter que foram à Espanha e um da universidade espanhola que veio ao Brasil. A participação é aberta a estudantes de todas as modalidades (EAD, semipresencial e presencial) e a qualquer um dos 76 cursos de graduação e 93 programas de pós-graduação que a UMA oferece.

Para a coordenadora do curso de Relações Internacionais e colaboradora do setor de Internacionalização da Uninter, Caroline Cordeiro, o convênio representa a possibilidade de expandir as fronteiras do conhecimento ofertadas pela instituição. “A gente precisa que a universidade também seja conectada, que seja uma ponte com as universidades de fora. Então, com certeza é muito importante pra Uninter que a gente permaneça sempre em extensão dentro dessa área de internacionalização acadêmica”, comenta.

Com cerca de 40 mil alunos, a UMA funciona desde 1972 como uma instituição pública de prestígio, com foco no desenvolvimento sustentável, na inovação tecnológica e na integração cosmopolita.

Essas mesmas características puderam ser notadas por quem já fez parte do intercâmbio entre as instituições. Andreia Correia (foto), 41, é aluna do polo da Uninter de Sumaré (SP). Cursando Pedagogia na modalidade a distância, a universitária cruzou 8 mil quilômetros em 2020 para chegar a Málaga, onde complementou seus estudos.

De fevereiro a julho do ano passado, Andreia pôde conhecer a capital da província espanhola de Andaluzia, berço do artista plástico Pablo Picasso e do ator Antonio Banderas. “Quando soube que a Uninter tinha esse programa de intercâmbio, fiquei impressionada. Não esperava que alunos do EAD teriam também essa oportunidade”, relata a estudante.

“Foi gratificante conhecer um povo, sua língua, seu modo de viver e de ver a vida por uma outra perspectiva. Aprendi muito com o povo espanhol. Na minha opinião, eles valorizam muito as coisas simples da vida. É um povo ativo e dinâmico.”

Com elogios aos professores e à infraestrutura da UMA, Andreia teve sua passagem abreviada devido à pandemia de Covid-19, mas mantém o desejo de participar novamente de um processo de intercâmbio. “Aprendi a superar limites, a me desafiar todos os dias, a ter que me virar sozinha. Tudo era novidade, cada dia uma descoberta”, finaliza.

Uninter cada vez mais internacional

O convênio bilateral da Uninter com a UMA faz parte de um amplo esforço de internacionalização do centro universitário brasileiro. A Uninter hoje conta com 28 universidades conveniadas na América do Sul, América do Norte e Europa, tendo levado mais de uma centena de estudantes a terras estrangeiras em diferentes programas de intercâmbio.

Além da distribuição de polos em todas as regiões do Brasil, a instituição faz presença nos Estados Unidos, em Portugal, na Inglaterra e no Japão, com mais de 200 cursos ofertados a distância.

“É uma parte da internacionalização que é bastante importante pra gente conseguir fazer com que os brasileiros que moram fora do Brasil também tenham a possibilidade de atingir esse grande sonho que é o diploma do ensino superior”, declara Caroline. “Faz parte da Uninter querer se inserir num mundo cada vez mais globalizado.”

Mesmo com a pandemia, os programas de expansão internacional permanecem ativos. É o caso da recente inauguração de polos em diferentes regiões do globo, assim como da modalidade de intercâmbio virtual. Atualmente a Uninter tem alunos inscritos nessa categoria em universidades do México, Chile e Peru.

Outras instituições, incluindo a de Málaga, estão com as inscrições abertas. Os interessados devem entrar em contato com [email protected] e verificarem os requisitos de participação e as formas de ingresso no programa.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *