Um incentivo para formar leitores

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

A leitura desperta sensações diferentes em cada pessoa. Para alguns, esta é uma prática necessária, para outras, um costume esquecido. Segundo dados do Ibope, em 2011 havia no Brasil 50% de leitores. Quatro anos depois, em 2015, esse número subiu para 56%. Ainda segundo a pesquisa, 67% da população não tiveram incentivo para ler e só 33% disseram ter contado com a influência de uma pessoa para desenvolver essa prática.

O incentivo à leitura foi uma das intenções na ação realizada pelo polo do Centro Universitário Internacional Uninter em Porto Velho (RO). A ideia era que as primeiras 50 pessoas que curtissem e marcassem outros três amigos na página oficial do polo nas redes sociais, além de compartilhar o post em modo público, seriam selecionadas e ganhariam um livro. A campanha durou dois dias e foi aberta inclusive para não alunos.

A iniciativa foi realizada para comemorar o Dia Mundial do Livro, em 23 de abril. A ação também foi uma forma de aproveitar para divulgar o polo de Porto Velho. A ideia partiu da coordenadora Maria Inês Baptista da Silva Zanol.

“Essa campanha especificamente contribuiu para o despertar da leitura e sua divulgação. Tivemos uma ganhadora que me ligou e disse que em função disso já havia feito a inscrição para uma pós-graduação. Foi especial. Tivemos muitos pedidos para voltar ou estender a campanha, visto que muitos queriam participar”, diz Maria Inês.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *