TV Cultura e TV Profissão lançam em Curitiba a minissérie Independências

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Curitiba (PR) foi a cidade escolhida para o evento de lançamento da minissérie inédita da TV Cultura, Independências. A obra aborda o bicentenário da independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro, e conta com 16 episódios transmitidos semanalmente até o fim do ano. Na capital paranaense e região, a trama pode ser acompanhada pelo Super Canal 13 (13.1 da NET), da TV Profissão, mantida pela Fundação Wilson Picler e que é afiliada da TV Cultura no Paraná.

O segundo episódio da minissérie foi transmitido para um grupo de 40 convidados no último dia 16 de setembro, no Museu Guido Viaro, em um lançamento que reuniu membros das respectivas instituições. O evento foi aberto pelo presidente da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, José Roberto Maluf, seguido de uma palestra do historiador Anderson Prado e a apresentação da produção.

Também estiveram presentes o vice-presidente da TV Cultura, Eneas Carlos Pereira, e o diretor executivo, Fabio Borba. O encontro também contou com a presença do chanceler do Grupo Uninter, Wilson Picler, do CEO da Uninter Educacional, Marco Eleutério, do vice-reitor da Uninter e presidente da FWP, Jorge Bernardi, além do diretor técnico da FWP, Luciano Medeiros, e do presidente do Conselho da TV Profissão, João Carlos Peters.

A minissérie, que levou um ano e meio desde a pesquisa até a realização, foi desenvolvida por Luiz Fernando Carvalho em parceria com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, com quem o diretor já realizou “Hoje é dia de Maria”, “Capitu” e “A Pedra do Reino”, entre outras.

O projeto foi escrito por Luís Alberto, com roteiro de Paulo Garfunkel, Alex Moletta e Melina Dalboni. A equipe de colaboradores foi composta por Kaká Werá Djecupe, Ynaê Lopes dos Santos, Cidinha da Silva e Tiganá Santana. A tradução para o Kimbundu ficou a cargo do professor Niyi Monanzambi (UFBA).

A minissérie vai ao ar todas as quartas-feiras, às 22h, e é reprisada todos os domingos, também às 22h.

Uma parceria de sucesso

A parceria entre a Fundação Wilson Picler/TV Profissão e a Fundação Padre Anchieta/TV Cultura se deu oficialmente no dia 1º de junho de 2021, quando começaram as transmissões no Super Canal 13 como afiliada da emissora paulista. Além da exibição da programação da rede, foram inseridas três horas de programação local, dentre elas produções acadêmicas.

“Esta parceria permite que o canal tenha uma programação de televisão de alto nível, agregando valor à marca e cumprindo com seu papel social de democratizar o acesso à educação e informação. Segundo a direção da FPA, a escolha da nova afiliada se deu em função da importância que representa a Uninter como uma das melhores instituições de ensino do país”, garante Peters.

O presidente do Conselho diz ainda que agora os desafios são de “melhorar cada vez mais a qualidade na produção dos programas e aumentar a potência irradiante do sinal”. Já em outubro, serão agregados mais 14 municípios paranaenses: Bocaiúva do Sul, Piraquara, Colombo, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Pinhais, Campo Largo, Araucária, Contenda, Balsa Nova, Itaperuçu e Quatro Barras.

“Estamos ampliando a parceria para operar canais em outras grandes cidades brasileiras e, assim, nos tornarmos uma grande rede de comunicação”, complementa.

Peters finaliza citando o diretor Luiz Fernando Carvalho, que possui um currículo de mais de 35 anos de uma carreira repleta de êxitos na televisão aberta e no cinema. “Sempre acreditei na função das TVs abertas, especialmente a TV Cultura, que são concessões públicas, veículos fundamentais e de imensa responsabilidade, capazes de abraçar uma missão maior, que é a de não se restringirem simplesmente a seduzir telespectadores, mas, sim, caminhando de mãos dadas com educação, contribuírem na formação dos cidadãos”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista


2 thoughts on “TV Cultura e TV Profissão lançam em Curitiba a minissérie Independências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *