Dos cavalos se olha os dentes, sim!

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

A escolha de uma profissão não é um momento fácil para a maioria dos jovens, mas há aqueles que já têm suas preferências e começam a profissionalização ao ingressar para o ensino médio. É o caso dos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia (CEEP Newton Freire), localizado no bairro Parque das Nascentes, em Pinhais (PR).

A instituição oferece a formação em Técnico Agrícola e o curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, ambos com a duração de três anos. Ao se formarem no ensino médio, os estudantes recebem o título de técnico, no entanto não detêm expertises intrínsecas e autorizações para atuações profissionais em campos mais específicos, que só o diploma do ensino superior permite.

Pensando na continuidade dos estudos dos alunos, o CEEP Newton Freire realiza anualmente a Feira de Projetos e Profissões, que em 2022 aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Na oportunidade, a escola recebeu instituições de ensino superior para que os formandos pudessem escutar e conhecer a respeito das profissões que os aguardam. Os jovens também expõem as atividades ligadas às áreas de formação para a comunidade e estudantes de outros colégios que visitam o evento.

O curso de bacharelado em Medicina Veterinária da Uninter esteve presente nos dois primeiros dias da Feira, com incentivo da Escola Superior de Saúde Única (ESSU) e apoio do setor de Marketing do centro universitário. O professor coordenador, Marivaldo Oliveira, ministrou o workshop Tópicos Especiais em Odontologia Equina, contrapondo o dito popular que diz que de cavalo dado não se olha os dentes.

“Nem todos conseguem ter acesso a informações que fazem a diferença na vida profissional. Gosto muito de evento com esse cunho, pois se trabalha com pessoas que estão instigadas a iniciar um novo ciclo de vida na graduação e encontram-se entusiasmadas e ávidas por conhecimento”, comenta Oliveira.

No primeiro dia de participação, o coordenador palestrou aos alunos do terceiro ano do ensino médio sobre a abordagem técnica da profissão, com o manejo odontológico de equinos, além de contextualizar a prática de atendimentos, a rotina clínica e a relação com os proprietários. O médico veterinário diz que são “conhecimentos que os livros ainda não trazem e que só podem ser vivenciados quando se põe a ‘mão na massa’”.

Os 40 estudantes participantes também foram presenteados com sorteios de nove brindes. Seis deles oferecidos pela Farmácia Veterinária da Selaria Dias de Curitiba (PR), parceiros no evento, que também concederam a medicação utilizada para sedar os animais nos atendimentos necessários. E outros três brindes com materiais escolares personalizados da Uninter.

Já no dia seguinte, foi realizada a parte prática do workshop, em que o professor atuou no procedimento de odontoplastia em três equinos de estudantes do próprio colégio, “garantindo bem-estar e sanidade bucal aos animais”.

Oliveira afirma que a perspectiva que um curso desse proporciona “faz toda a diferença no momento de escolha dos alunos, pois além de mostrar o que a matriz curricular do curso apresenta, mostra-se também um vislumbre do que os espera depois de formados, a realidade da profissão”.

Por meio de um relatório de satisfação, os jovens elogiaram a didática apresentada pelo professor e deixaram os agradecimentos à Uninter e ao profissional pelos conhecimentos proporcionados.

“Simplesmente amei muito o curso. Nunca duvidei que era esse o rumo que eu queria para a minha vida. Após o ensino médio e ao participar do curso, só comprovei que realmente quero. Foi tudo muito bom, as explicações, o modo como o professor explicou e estava ali para tudo foi incrível. Somente agradecer por essa experiência. Parabéns, foi muito bom!”, escreveu um dos participantes.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *