Agente Comunitário em Saúde, o profissional da promoção do bem-estar

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

O agente comunitário em saúde tem um papel relevante na sociedade. Junto a outros profissionais, compõe a equipe que atua nos serviços de atenção básica e desenvolve ações de saúde e prevenção de doenças para a comunidade.

A fim de enaltecer a importância desse profissional para a sociedade brasileira, é celebrado o Dia do Agente Comunitário de Saúde no dia 4 de outubro. “As pessoas carecem muito dessa educação em saúde”, afirma a professora da Escola Superior de Saúde Única da Uninter (ESSU), Fabiana Prestes.

Segundo o Ministério da Saúde, o foco da atuação desse profissional é em atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades, ajudando a criar a ligação entre a comunidade e as unidades de saúde pública.

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 1980 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste, Distrito Federal e São Paulo em busca de alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Em 1991, foi oficialmente implantado pelo Ministério.

Entre suas competências, estão as visitas a famílias de sua microárea, a detecção de doenças, a orientação a famílias sobre os serviços de saúde disponíveis e o acompanhamento ao tratamento médico daqueles que necessitam.

Piso salarial

Condições de trabalho e remuneração para esses profissionais estão em pauta no congresso nacional. Aguardando o parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição 18/2022 busca estabelecer um piso de três salários-mínimos para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, segundo a Câmara dos Deputados.

Segundo Câmara dos Deputados, os valores seriam repassados pela União a municípios, estados e Distrito Federal. A PEC 18/2022 será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, se aprovada, seguirá para uma comissão especial e para o plenário da Casa.

O Dia do Agente Comunitário de Saúde foi tema do programa Saúde em Foco desta semana. Exibido pelo canal de Youtube da Rádio Uninter em 4 de outubro, o programa comandado pela jornalista Bárbara Carvalho recebeu as professoras da ESSU Louise Scussiato, Fabiana Prestes e Daiane de Paula.

Assista ao programa completo.

Devido a comemoração da data, a Uninter também realizou o 1º Simpósio de Atuação do Agente Comunitário de Saúde e Endemias. O evento online realizado nesta semana foi destinado aos alunos do curso de Agente Comunitário de Saúde e Endemias e interessados no tema.

Confira o primeiro e o segundo dia do Simpósio de Atuação do Agente Comunitário de Saúde e Endemias na íntegra.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *