EXPLICA AÍ

Projeto leva o jornalismo crítico a escolas secundaristas

Aprender por meio da comunicação é a proposta do projeto “Explica Aí” que um grupo de alunos e professores da Uninter está desenvolvendo dentro de escolas públicas da capital paranaense. O projeto de educomunicação elaborado pelo professor Jeferson Ferro conta com o apoio de estudantes de  Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da instituição. O objetivo é ajudar alunos do ensino público de Curitiba e região a produzir conteúdo jornalístico.

Para Jeferson Ferro, é interessante que os alunos da Uninter trabalhem com esse público e apliquem as técnicas de edição de textos na prática. Ele ainda ressalta a importância disso na atual era tecnológica em que qualquer pessoa pode ser um produtor de conteúdo. “É importante que os alunos do ensino público possam aprender técnicas de produção de conteúdo e refletir como eles, enquanto cidadãos, se inserem nesse processo”, afirma.

Os alunos do Colégio Zacarias foram os primeiros a participar do projeto e contaram com oficinas de texto, de fotografia, áudio e vídeo. Os estudantes secundaristas foram auxiliados pelos alunos e professores da Uninter na construção de material jornalístico. O resultado da iniciativa foi um site em formato long form journalism, ou jornalismo de longa forma, que aplica o formato multimídia em textos mais extensos e de maior profundidade.

Criado em 2017, o projeto retratou três temas que devem ser debatidos na sociedade: a educação pública brasileira, a participação estudantil e a violência nas escolas públicas. Os assuntos procuram relacionar questões de interesse aos alunos do ensino médio. “O tema surge da curiosidade dos próprios alunos, que vão em busca de informações para explicar aquele tema” diz o professor.

Luana Beatriz, 19 anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Uninter, participou do projeto e conta como a experiência foi de grande aprendizado. “Deu certo. Fiquei bem feliz de ter participado porque aprendi muita coisa, e pude ensinar o que eu vejo no meu curso. Como eles eram alunos como eu, não tinha medo de errar”. Para ela, a experiência foi completa porque pôde se identificar com as situações vividas pelos alunos. “Eu estudei em escola pública a minha vida inteira. A realidade deles não é muito diferente do que eu vivi”, acrescentou.

Explicação foi algo que não faltou para os estudantes do Zacarias ao concluir o primeiro conteúdo. Movimentar os alunos a debater sobre questões que envolvem a realidade em que eles estão inseridos, permite formação crítica e ajuda no exercício da cidadania dos adolescentes. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Além disso, os estudantes da Uninter contribuíram na criação de um grêmio estudantil no colégio, durante o período em que estiveram próximos aos secundaristas.

A ideia é continuar o projeto em 2018, começando pela busca de novas parcerias em outras escolas públicas. O conteúdo desenvolvido pelos alunos, no ano passado, pode ser acessado através da página do Explica Aí.

Quer saber mais sobre o tema? Confira a o como foi a oficina de educomunicação no ensino superior que ocorreu na Uninter recentemente. Clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin e Jaqueline Deina - Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina e Evandro Tosin - Estagiários de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *