PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

O Facebook e a nova maneira de aprender

O surgimento da Internet trouxe mudanças definitivas na forma de nos comunicarmos. São poucos os que não se veem envolvidos num mundo de tecnologia e redes sociais a todo momento. As plataformas que possibilitam a interação entre várias pessoas ao mesmo tempo são várias, e o Facebook é uma das mais utilizadas.

Criado por Mark Zuckerberg, o Facebook começou a ser utilizado em fevereiro de 2004, e desde então já conquistou mais de 1 bilhão de usuários. A ideia primordial de poder fazer várias pessoas manterem o contato em qualquer lugar que estejam se tornou também um incentivo para usar a rede social para estudos. Esse novo meio de interação chamou a atenção de Gilberto Rineldi da Silva, estudante do curso de Licenciatura em Matemática da Uninter.

A partir disso, Gilberto realizou um estudo que resultou em um trabalho intitulado “Redes sociais como plataforma de ensino: o início da docência”. O trabalho foi aceito para apresentação no 3º Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e 3º Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, a ser realizado de 24 a 26 de abril de 2018, promovido pela UTFPR, em Curitiba (PR).

“Surgiu em conversa com colegas do curso de matemática, nós falávamos em ser professor hoje, um grande desafio como trabalhar em sala de aula com alunos que são nativos digital e como ensinar matemática”, conta Gilberto sobre o interesse em falar sobre o tema.

O estudo realizado se dedica também aos alunos que estudam a distância, pois o grupo idealizado por Gilberto para o estudo tem alunos de todo o país. Muitas vezes, a plataforma virtual disponibilizada pela faculdade não é suficiente como forma de aprendizado e de comunicação entre os alunos.

É inegável que nos últimos anos as redes sociais tomaram um papel além da comunicação, mas também de prestação de serviços, relações comerciais, dentre muitas outras coisas. Isso trouxe mudanças no cotidiano da grande maioria das pessoas. Mais de 70% dos brasileiros usam a Internet todos os dias.

“Hoje as redes sociais fazem parte da vida de praticamente todos nós, e temos de usar todos os recursos tecnológicos que temos nas mãos. Nossa turma criou um grupo de WhatsApp e em seguida um grupo de Facebook somente para estudos com a participação dos professores. Isso fez com que tivéssemos grande participação de todos e criássemos ferramentas que nos auxiliassem em nossos estudos”, ressalta Gilberto.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *