Projeto incentiva a ler melhor o mundo

 

Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo.

Fomentar a leitura desde os anos iniciais de uma criança pode mudar sua perspectiva de mundo. Afinal, a leitura estimula a criatividade, auxilia no desenvolvimento da escrita, além de ser um excelente passatempo. Com isso, a coordenadora do polo da Uninter em Sombrio (SC), Valdete Borges Homem, criou em 2016 o projeto Contação de Histórias, que segue fazendo o maior sucesso.

A estreia do projeto foi o maior sucesso e levou contos e histórias para as crianças e adultos no calçadão do centro de Sombrio, uma simpática cidade do Litoral Sul de Santa Catarina. Além disso, foram distribuídas centenas de livros para o público interessado em novas leituras. Este ano, o primeiro encontro do projeto aconteceu em abril com o tema “Café com Ideias”, organizado por Valdete.

Durante todo o mês, o projeto Contação de Histórias arrastou centenas de crianças e jovens para shopping da cidade na feira do livro realizada na livraria “Estação das Palavras”, onde foi alocado um espaço para o encontro. Mais de 800 alunos e 100 professores de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade puderam acompanhar às histórias contadas pela própria coordenadora do polo e pelas alunas do curso de Pedagogia da Uninter.

A tutora do polo, Joseane Medeiros, que também participa como contadora de histórias, diz que a leitura tem um poder significativo para o desenvolvimento de novas linguagens. “Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias, a leitura abre as portas para o mundo. O encontro com a leitura promove o desenvolvimento da linguagem, permite a fruição, a criatividade e a imaginação”. Joseane recorre a uma frase da escritora e crítica literária Mariza Lajojo – “O mundo da leitura faz a leitura do mundo” – para enfatizar o poder e os encantos da leitura.

A ideia do encontro está se ramificando rapidamente pelas regiões do estado de Santa Catarina. O projeto será levado para o município vizinho, onde aconteceu em junho a 1° Feira do Livro de Turvo. “O convite foi um imenso prazer para nós que incentivamos o prazeroso hábito da leitura”, diz Valdete.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *