CIÊNCIA POLÍTICA

Professores esmiúçam perfil do político brasileiro, a invasão do Iraque e a segurança internacional

Trocar ideias e debater sobre problemas atuais é a proposta do 11º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Com o tema “Democracia e representação: impasses contemporâneos”, o evento vai contar com sessões especiais, fórum de diretorias regionais e mesas redondas. Quatro professores dos cursos de Relações Internacionais e de Ciência Política da Uninter vão apresentar trabalhos no evento, que acontecerá entre os dias 31 de julho e 3 de agosto na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Para os professores da Uninter Caroline Cordeiro Viana Silva, Lucas Massino, Luiz Domingos e Natali Hoff, o encontro é um dos mais relevantes na área de Relações Internacionais e Ciência Política. Além disso, eles ressaltam a importância de terem trabalhos aceitos no congresso e a possibilidade de interação e troca de experiências com outros profissionais dessas áreas.

Os trabalhos

A apresentação da professora Caroline será sobre a aplicação de uma teoria de segurança internacional em trabalhos acadêmicos. Foram 83 trabalhos acadêmicos analisados, com o objetivo de verificar se a aplicação da teoria ocorre de fato. “Meu trabalho, em particular, busca demonstrar aspectos específicos para o campo da ciência. Podendo contribuir pela metodologia utilizada para análise de conteúdo dos artigos, e também por buscar fazer um mapeamento da área de segurança internacional e seu momento atual com a teoria da securitização”, destaca.

O professor Lucas Massino explica que seu trabalho discute duas maneiras de constituir tipologias para discernir perfis de políticos do Brasil durante a Primeira República. A proposta é distinguir os políticos a partir de dois atributos, ter sido ou não ter sido donos de jornais e ter ocupado ou não cargos de direção partidárias. “Ao constituir uma tipologia com base em apenas dois atributos, o meu trabalho pode ajudar a compreender melhor quais os melhores recursos para que um político se distinguisse dos seus pares”, analisa.

Explorar a variação da composição social dos partidos políticos brasileiros ao longo do tempo e conforme a família ideológica é o trabalho do professor Luiz Domingues. No artigo, é examinado se as ocupações de empresários, trabalhadores manuais e outras se distribui de forma distinta entre os partidos com ideologias diferentes e se estas se alteram durante o tempo. “Como os trabalhos apresentados são debatidos pelo público, também é um momento de ouvir críticas e sugestões valiosas para o prosseguimento da sua investigação. É um momento importante de divulgação do seu trabalho e da sua instituição”, comenta o professor.

O artigo da professora Natali Hoff analisa o modo como a governamentalidade global foi instrumentalizada no processo de re(construção) das instituições política-burocráticas do Estado do Iraque, após a invasão do país pelos Estados Unidos em 2003. “Esse trabalho está intrinsicamente relacionado com a forma como eu entendo a pesquisa e o estudo dos fenômenos internacionais”, conclui a professora.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *