O TCC não é o monstro que muitos imaginam

Alice Gonçalves – Estagiária de Jornalismo

Planejamento. Essa é a palavra-chave para não entrar em desespero e ainda terminar o curso universitário com uma nota satisfatória, ou quem sabe com o tão sonhado dez, no Trabalho de Conclusão de Curso – o famoso TCC. A jornalista Jussara Andrade, egressa da UNINTER, pondera que apesar de ser um projeto complexo, não é o “monstro” que muitos imaginam.

Aos que estão começando o TCC, ela deixa como dica criar um cronograma que atenda às necessidades do projeto em questão, contendo as datas de orientações, pesquisa de campo, protocolos e etc. Segundo Jussara, uma boa organização irá diminuir a carga de peso atribuída ao trabalho.

“Sabemos que o TCC precisa ser produzido ao mesmo tempo que temos outras disciplinas para cursar, trabalhos do curso, vida pessoal e profissional, entre outras tarefas. Ou seja, só conseguiremos realizar se determinarmos um certo tempo para cada coisa. Esse é o ponto: o planejamento”, afirma.

Contudo, enquanto alguns estão começando a longa caminhada, outros estão finalizando o projeto. É o período de decisão, no qual a insegurança e ansiedade aumentam, pois é o momento em que os estudantes começam a organizar a apresentação final. Nesse caso, o psicólogo Ivo Carraro aponta que a confiança em si e a preparação são dois fatores essenciais.

Treinar a apresentação do TCC para outra plateia (amigos, familiares, colegas de trabalho) e evitar a procrastinação, ou seja, não deixar para a última hora, são dicas simples, porém eficazes. “Quando se vai falar sobre um tema é preciso conhecer o conteúdo e ter segurança no que estiver dizendo. Pode ser para uma pessoa, duas, ou mil. Não importa a plateia, o discurso será o mesmo”, salienta Carraro.

Sionelly Leite, professora e orientadora da UNINTER, explica que o aluno precisa estar seguro sobre o assunto e não ficar pensando de forma negativa. “É importante entender que os professores da banca não estão ali para atrapalhar, mas sim para ajudar a formar um bom profissional”, diz. Ela pondera que, mesmo sendo um trabalho ao qual o aluno precisou se dedicar mais e que será avaliado de forma distinta, a apresentação não é diferente das outras realizadas durante o curso.

Dicas para uma apresentação de sucesso, segundo o site www.viacarreira.com:

  1. Elabore um roteiro
  2. Estude os pontos fracos
  3. Ensaie
  4. Encontre formas de controlar o tempo
  5. Prepare um bom slide
  6. Tire o dia da apresentação para se concentrar
  7. Aposte em uma alimentação leve
  8. Encontre formas de relaxar
  9. Chegue com antecedência
  10. Teste os equipamentos
  11. Assista algumas apresentações
  12. Mantenha uma boa postura
  13. Escolha o look certo
  14. Fale com segurança
  15. Saiba articular com a banca

 

Os alunos que quiserem mais dicas de preparação para o TCC podem entrar em contato com a equipe do Atendimento Psicopedagógico da UNINTER:

Ivo Carraro – Coordenador do Centro de Atendimento Psicopedagógico (CAP)

Fone: 2102 3453 / E-mail: [email protected]

 

Incorporar HTML não disponível.


5 thoughts on “O TCC não é o monstro que muitos imaginam

    1. As apresentações não são disponibilizadas na internet. Mas você pode entrar em contato com um polo e conferir o calendário de apresentações.

  1. Ao pesquisar sobre TCCs da Uninter – encontrei essa página: TCC Letras – Submissões recentes. Onde é possível ler os trabalhos postados por alguns alunos. Fiquei chocada ao visualizar alguns e perceber que são trabalhos de no máximo 20 letras. Aqueles imensos trabalhos de mais de 70 páginas são para mestrado e doutorado. Sendo assim, realmente posso concordar que “O TCC não é o monstro que muitos imaginam” e ficar tranquila de que farei um bom trabalho em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *