O que esperar de um intercâmbio estudantil?

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

O intercâmbio é uma experiência única na vida de um estudante. Conhecer novos locais e novas pessoas, ter contato com diferentes culturas, aprender um idioma, participar de projetos. Antes do embarque, a intensidade fica na organização da viagem: como se preparar para tudo isso e o que esperar de um país desconhecido?

Pensando em esclarecer essas e mais dúvidas, o programa Memórias de Intercambista estreou em 01.set.20 na Rádio Uninter, numa coprodução da agência Mediação com a Central de Notícias Uninter. O bate-papo teve apresentação da estudante de Jornalismo Sabrina Fernandes, com participação da aluna de Relações Internacionais Amanda Cembrani (foto).

Amanda, 23, está em sua segunda viagem ao exterior como estudante. Após uma passagem pelo México, de 2014 a 2015, ela chegou à cidade espanhola de Vigo no ano passado, por meio do programa de bolsas Ibero-americanas realizado pela Uninter e pelo banco Santander.

A escolha pela Espanha se deu a partir da vontade da intercambista de conhecer um pouco mais da sociedade europeia. Os diferentes costumes dos espanhóis e a facilidade de locomoção entre os países da Europa atraíram Amanda, que buscou o aprendizado de línguas estrangeiras durante a estadia. “Hoje em dia, não só para o internacionalista, é importante você ter outros idiomas. Isso abre muitas portas, independentemente da carreira”, reforça a universitária.

Graduanda do quinto ano de Relações Internacionais, Amanda conta que foi a primeira experiência internacional que a fez optar pelo curso e ingressar na carreira de internacionalista. “Para a minha vida, [o intercâmbio] foi um divisor de águas”, comenta.

Essas oportunidades têm atraído cada vez mais estudantes brasileiros. Segundo a associação de agências Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), o Brasil mandou 386 mil intercambistas ao exterior em 2019. O número corresponde a um crescimento de 175% em relação a 2009, quando o país contava com 140 mil estudantes em intercâmbio.

A projeção para este ano era de aumento, mas a chegada da pandemia de Covid-19 frustrou os planos dos interessados. Amanda explica que o “intercâmbio virtual” é uma solução que vem sendo adotada por diferentes agências de intercâmbio ao redor do mundo, como forma de contornar o distanciamento e o isolamento social. A experiência consiste em reunir alunos de diferentes países em salas virtuais com aulas ao vivo de universidades ou escolas de idiomas. Ainda que a distância, a interação permite o intercâmbio cultural entre os diferentes participantes.

No mesmo levantamento da Belta, a associação destaca que “um terço dos intercambistas continua com o mesmo plano de antes”, apenas adiando suas expectativas. Uma das maiores preocupações, no entanto, é a liberação dos países para a recepção de viajantes brasileiros.

Presencial ou virtualmente, Amanda afirma que a vontade do aluno em buscar oportunidades é o diferencial para a conquista. “Se inscreva nas feiras de intercâmbio. Procure muito na internet. Se você tem outro idioma que possa buscar, facilita, porque nem sempre você vai encontrar essas ofertas em português”, conclui.

O Memórias de Intercambista é transmitido ao vivo a cada duas semanas, às 14h, nas terças-feiras. As transmissões podem ser acompanhadas pelo Facebook ou pelo YouTube, onde os episódios são armazenados e podem ser conferidos a qualquer hora.

Bolsas Ibero-americanas

Recentemente, o Uninter Notícias trouxe um panorama sobre os intercâmbios já realizados pelo centro universitário. Desde 2006, a Uninter já levou mais de 100 estudantes a países da América do Sul, América do Norte e Europa.

O setor de Internacionalização oferece oportunidades a alunos de todos os cursos, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. A principal forma de ingresso, como ocorreu com Amanda, é pelo programa de Bolsas Ibero-americanas, ofertado em parceria com o Santander. O valor da bolsa é de 3 mil euros, com estadia de seis meses em uma das 28 universidades conveniadas com a Uninter. A pandemia do novo coronavírus causou a suspensão da parceria neste ano.

Saiba mais sobre os programas e as experiências ofertadas pela Uninter clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *