Livro lança um novo olhar sobre a abordagem policial

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

O trabalho em campo do profissional da área da polícia consiste em diversas ações, e uma das mais rotineiras é a abordagem policial. O ato consiste na aproximação do Policial Militar junto ao indivíduo suspeito, realizando uma busca que pode levar o indivíduo a receber uma advertência ou até prisão.

Pensando em melhorar o trabalho da abordagem policial, os Tenentes Marcos Roberto de Souza Peres e Milton Isack Fadel Neto elaboraram o livro intitulado “Manual do Patrulheiro: uma abordagem sobre a abordagem”. O lançamento da obra aconteceu no dia 3.set.2020, e contou com a participação do coordenador do curso superior de Tecnologia em Segurança Pública da Uninter, Gerson Luiz Buczenko.

“É sempre um motivo de muita alegria ver Oficiais e Praças da PM se destacando com obras literárias, sejam de caráter técnico, sejam de cunho teórico, que venham a contribuir para o aprimoramento da segurança pública no Brasil”, conta Gerson.

Pensando em mesclar fundamentação teórica com dicas de treinamento e aprimoramento das ações policiais, o livro combina as principais técnicas policiais de abordagem com a experiência adquirida pelos tenentes Marcos e Milton na Polícia Militar do Paraná, quando do serviço em Unidades Operacionais, e também na atuação como instrutores na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais (Curitiba – PR).

O livro é de grande valia também dentro da Uninter. Pensando nos cursos que envolvem a discussão da segurança pública, pode ser utilizado como referência. Para Gerson, isso “mantém o estudante atualizado em termos de legislação e políticas educacionais, e das novidades em termos de obras destinadas à segurança pública”.

A obra conta com quatro capítulos que abordam assuntos como o trabalho do policial no cotidiano, princípios da abordagem policial e aspectos jurídicos que envolvem a abordagem, desde o uso de algemas até as imunidades e prerrogativas legais.

“O tema é fundamental para todos os profissionais da segurança pública. A abordagem policial, seja em qualquer momento ou condição em que venha ocorrer, é o ponto crucial para o sucesso ou não da ação policial, trazendo segurança para todos os evolvidos, sejam os agentes de segurança, sejam os cidadãos”, declara Gerson.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *