Múltiplas inteligências é o que se espera do profissional do futuro

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

Com o mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, o profissional do futuro tem que ter perfil analítico e multidisciplinar. A ênfase é da pesquisadora Angela Nardelli, palestrante convidada da aula inaugural do curso de Gestão Comercial da Uninter. O evento aconteceu no dia 19.02.2020, no auditório do Campus Tiradentes, em Curitiba (PR). Também estiveram presentes os alunos do curso de Secretariado Executivo.

Mestre em Turismo, Nardelli abordou o tema “Inteligência intrapessoal e interpessoal”. A temática do comportamento humano permeou toda a sua formação e, desde 2018, ela coordena o projeto Talento Nato, que promete ajudar “pessoas a viverem grandes experiências pessoais, de modo que possam atingir seu talento nato. Conquistar a riqueza verdadeira com suas habilidades e realizarem seu propósito existencial”.

Os termos ‘interpessoal’ e ‘intrapessoal’ são semelhantes, mas possuem significados distintos. A inteligência intrapessoal se refere a ter acesso aos próprios sentimentos, autoconhecimento e autogestão. Enquanto a interpessoal é a capacidade de se ligar ao outro. O domínio dessas habilidades é, mais do que nunca, uma necessidade vital para o profissional moderno.

A professora Grazielle Maccoppi, responsável pela coordenação dos cursos de Gestão Comercial, Gestão de Turismo, Varejo Digital e Gestão de Serviços, abriu o evento e explicou a importância de se entender essas habilidades. “As inteligências múltiplas humanas trazem um bem-estar no ambiente de trabalho. O profissional adquire uma articulação melhor, conseguindo lidar com as adversidades no dia-a-dia”, pontua Grazielle.

“A inserção das tecnologias exige mais do lado humano. Embora estejamos na era da informação, da velocidade, da tecnologia, ainda precisamos do recurso humano. Quem tem essas habilidades bem trabalhadas consegue se destacar no mercado de trabalho”, complementa a coordenadora.

Angela Nardelli, por sua vez, explica sua perspectiva a respeito do futuro do mercado de trabalho.  “Não é preciso inventar a roda, mas solucionar problemas antigos. Em meio à tecnologia é preciso pensar: ‘o que eu faço de melhor que a máquina não faz’, esse será o seu diferencial. É preciso ter foco na autorrealização, não no sucesso em si. Procurar o que faz sentido para você”.

Ainda sobre esse tema, Nardelli pontuou que existem os 4 C’s que potencializam a atuação de qualquer profissional. A comunicação, a colaboração, a criatividade e a criticidade.

A palestra contou com duas atividades. Na primeira, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer quais inteligências lhes eram mais desenvolvidas, a interpessoal ou a intrapessoal, por meio de um teste rápido. A segunda foi uma dinâmica que incentivava a leitura do sentimento do outro, na qual os alunos, em duplas, seguravam as mãos e se olhavam fixamente nos olhos por um minuto, sem distração. Ao final, houve espaço para perguntas dos presentes e a participação foi grande.

“A programação foi um momento pensado para os alunos do semipresencial e em decorrência do pedido deles nas fases anteriores. A temática da palestra é muito interessante, pois ela trabalha com as inteligências e capacidades humanas. Independente da área de atuação, todo profissional precisa identificar suas inteligências e capacidades. Espero que os alunos fiquem motivados para mais um ano”, conclui Grazielle.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *