O mercado de trabalho para o educador físico em debate na aula inaugural

Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Mais um ano letivo se inicia, trazendo a certeza de novos desafios e caminhos a serem tomados, mas também de oportunidades de aprendizado e de ingresso no mercado de trabalho. A coordenação do curso de Educação Física da Uninter preparou uma aula inaugural, realizada em dois dias, para os calouros e veteranos do curso.

No evento, foram destacadas as diversas possibilidades de atuação profissional para o educador físico, sejam elas em escolas, em projetos do governo ou ainda na gestão do próprio negócio. O evento aconteceu nos dias 11 e 13.02.2020, no Campus Carlos Gomes da instituição, em Curitiba (PR).

Em um clima de descontração, a aula apresentada no primeiro dia contou com a presença de 40 alunos da modalidade semipresencial, e trouxe como convidada a educadora física Karla Juliana Gado. Ela iniciou a palestra com uma aula laboral com os estudantes, para em seguida falar sobre como a ginástica laboral está ganhando seu espaço no mercado.

Na segunda apresentação do dia, Edson Bortolaci, assessor de corridas, mostrou para os estudantes como funciona a rotina de seu trabalho, e como é possível entrar nesse mercado. Ele mostrou também quais cursos de extensão são necessários para se profissionalizar nessa área.

A aula apresentada no segundo dia trouxe Dilson Quadros, representante do governo do estado do Paraná, que falou sobre os projetos de políticas públicas nos quais os alunos podem participar como estagiários ou prestadores de serviço, e que tipos de editais são abertos. “É uma experiência bem interessante para os alunos. Ele é um parceiro nosso de muito tempo, vindo para falar dessa experiência no estado”, afirmou a tutora do curso de Educação Física, Fabiana Kadota Pereira.

A segunda convidada do dia, Luana Souza, proprietária da academia de dança Lottus, iniciou sua palestra com uma prática envolvendo os estudantes. Logo depois, ela explicou como funciona o mercado do educador físico no campo da dança, sobre a concorrência, a necessidade de inovação, e qual o diferencial necessário para prosperar nesse ramo. Mais um ponto importante abordado foi a gestão de negócios, pois muitas vezes os estudantes são preparados para serem educadores, sendo que atualmente há uma tendência para o empreendedorismo na área.

 Educador Físico – semipresencial e EAD

A Uninter oferece o curso de Educação Física nas modalidades semipresencial e a distância, e conta com 15,6 mil estudantes em todo o Brasil. Nas duas modalidades, os estudantes participam de aulas práticas realizadas nos polos de apoio ao longo de todo o curso.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *