Metodologia ativa torna o ensino prático e motivador

Autor: Bárbara Carvalho - Jornalista

Foi-se o tempo em que a sala de aula era palco apenas do professor, onde os alunos permaneciam sentados apenas absorvendo o conteúdo. Com o passar dos anos, a dinâmica de aprendizado vem sofrendo várias transformações, principalmente devido à facilidade do acesso à informação.

Uma nova forma de ensino que vem ganhando cada vez mais adeptos é a da metodologia ativa. Nela, o professor torna-se um intermediador do conteúdo, de maneira que o aluno aprende de forma mais participativa e autônoma.

Devido a sua importância na atualidade, o tema ganhou destaque na última Semana Acadêmica dos Docentes da Uninter, realizada de 27 a 31 de janeiro de 2020, com a palestra “Metodologias Ativas na Prática”, proferida pela professora Mariane Regina Kraviski, do curso de Pedagogia. A palestra aconteceu no campus Divina, em Curitiba (PR), no dia 30.jan.2020.

De maneira interativa, Mariana proporcionou aos professores um contato prático com esse tipo de metodologia. Com o auxílio de ferramentas como realidade aumentada, caneta 3D e peças de robótica, a professora proporcionou um momento de interação entre os participantes. “Eu quero que eles sejam os alunos hoje para demonstrar como é gostoso fazer uma atividade. Às vezes é brincando que se aprende melhor, diferente daquela aula com muito conteúdo teórico”, comenta.

Para a coordenadora dos cursos de Gestão Hospitalar e Gestão de Saúde Pública da Uninter, Ivana Busato, a experiência possibilitou uma reflexão sobre seu método de trabalho. “A oficina de Metodologias Ativas mexeu bastante com minhas impressões sobre o tema, desmistificou as formas de aplicabilidade para os cursos de graduação. Saí da oficina com diversas ideias para o planejamento dos cursos de graduação em que atuo”, afirma Ivana.

Segundo Mariane, a inspiração para atender ao convite de realizar a palestra foi o produto desenvolvido durante seu Mestrado em Educação e Novas Tecnologias. “Meu produto foi um curso de formação para professores com tecnologias, ensino híbrido e metodologias ativas, então a partir desse curso eu comecei a desenvolver as habilidades técnicas”, conta a professora.

Além de oficinas, Mariane também aplica o conhecimento desse formato metodológico com seus alunos do curso de Pedagogia, motivando-os a trabalhar de maneira inovadora, desenvolvendo as mais diversas habilidades.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *